segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

TATUAGEM EXEGÊSE E HERMENÊUTICA

Podemos perceber que a palavra tatuagem tem sido muitas vezes tratada de forma repugnante no meio cristão, mas nem sempre é explicado o porque.
O propósito deste breve estudo é analisar a palavra utilizando o contexto em que ela foi empregado para assim, compreendermos o seu emprego nas Escrituras.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS:
Lv 19:27-28 – “Não farão calva na sua cabeça e não cortarão as extremidades da barba, nem ferirão sua carne. Santos serão ao seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem ofertas queimadas do SENHOR. Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”
Dt 14:1-2 – “Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos darei golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto”. Porque sois povo santo do SENHOR, vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio.
ANÁLISE DOS VERSÍCULOS
- Não ferireis a vossa carne. -
Essa é uma proibição contra as mutilações. Muitos povos pagãos lamentavam-se desse modo pelos mortos. Quem lamentava por um morto cortava-se como se fosse um sinal de consternação pela morte de um parente ou amigo, pensando que isso adicionava algo à sinceridade de sua lamentação. Tais atos eram estritamente proibidos em Israel. (Jr 16:6, 41:5; Lv 21:5 e Dt 14:21).
- Nem fareis marca nenhuma sobre vós.
A tatuagem era praticada entre várias nações antigas, algumas vezes em conexão com as práticas da idolatria. Figuras, marcas ou letras eram tatuadas sobre a pele mediante a injeção de tintas na epiderme. Queimar com ferro em brasa era outra maneira de tatuar. Um escravo tinha a marca de seu proprietário impresso sobre ele; as prostitutas também eram assim marcadas; palavras sagradas eram tatuadas na pele dos adoradores pagãos.
- Eu sou o Senhor.
Essa forma, como aquela mais completa, “eu sou o Senhor teu Deus”, assinala divisões no livro de Levítico, o que acontece por dezesseis vezes, só neste capítulo dezenove de Levítico.
Formar os cabelos em curva redonda nas têmporas e na barba, ou a incisão de padrões na pele faziam parte das práticas pagãs de luto, e, como tais, eram proibidas. Desfigurar a pele, que provavelmente incluísse alguns emblemas das divindades pagãs, desonrava a imagem divina de Deus. A perda de um ente querido devia ser aceita como parte da vontade de Deus para a vida do indivíduo, e nenhuma tentativa deveria ser feita para propiciar o falecido de qualquer maneira.
ANÁLISE LEXOGRÁFICA
Esta palavra portuguesa vem do Taitiano “tatau”, a reduplicação da palavra “ta”, que significa “marca”, “sinal”. Está em foco, uma marca indelével, feita mediante técnicas próprias, picando a pele e inserindo algum pigmento sob a mesma. Embora, provavelmente, não haja nenhuma alusão direta à técnica da tatuagem nas páginas da Bíblia, essa tem sido considerada uma interpretação possível em três situações aludidas na Bíblia, a saber:
1. Oth – sinal
Palavra usada por setenta e nove vezes no Antigo Testamento, conforme se vê, por exemplo, em Gn. 1.14; 4.15; Ex. 4.8,9, 17, 28,30; Nm. 14.11; Dt. 4.34; 6.8,22; Js. 4.6; Jz. 6.17; I Sm. 2.34; II Rs. 19.29; Ne. 9.10; Sl. 74.4,9; Is. 7.11,14; 8.17; Jr. 10.2; Ez. 4.3; 20.12,20.
O termo Grego correspondente é semeîon – sinal -, usado por quarenta e oito vezes, conforme se vê, por exemplo, em: Mt. 12.38; Lc. 2.12; Jô. 2.18; At. 2.19, 22, 43; Rm. 4.11; I Co. 1.22; II Co. 12.12; II Ts. 2.9; Hb. 2.4; Ap. 15.1.
2. Chaqaq – gravação, cavar
Com esse sentido, é usada por duas vezes: Is. 22.16 e 49.16. Na última dessas referências, a idéia é que, gravando os nomes de Seu povo em Sua mão, jamais se esqueceria deles.
3.Seret – incisão, corte
Essa palavra só aparece em Lv. 19.28, onde se lê: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR”. O termo Seret é traduzido ali como ferireis. Isto pode até parecer uma clara proibição do uso de tatuagens, entre os judeus.
Alguns tem pensado que o trecho de Lv 19.28, sem dúvida, alude à prática da tatuagem. Mas, embora algumas versões estrangeiras tenham traduzido o vocábulo hebraico seret, ali usado, como tatuar, os estudos feitos quanto aos costumes de lamentação e luto pelos mortos indicam freqüentes associações de cortes feitos no corpo ou pinturas, com o raspar dos cabelos, mas nunca com tatuagens, que se revestem de outro sentido. Por semelhante modo, qualquer situação retratada nas Escrituras que possa ser interpretada como indício da prática das tatuagens tem base meramente conjectural, e não se escuda sobre qualquer inferência etimológica ou etnológica.
Pray, underground, tattoo, bibleCONCLUSÃO
Nos comentários das Bíblias de Estudo de Genebra e Plenitude, apenas relatam o fato de não marcarem o corpo com mutilações por causa dos mortos, não referindo diretamente à prática de Tatuagem.
Contudo observando historicamente as práticas de outras nações, o povo de Israel é advertido a não praticar tais atos para que não fossem confundidos, e por tais atos estarem diretamente ligados à idolatria e à prostituição.
No âmbito geral da situação, percebemos que isso era uma prática cultural, não transcendendo, em alguns casos, aos dias de hoje.
É importante lembrar, que não devemos ser escândalo para nossos irmãos:Rm 14:13 – “Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão”.II Co 6: 3 – “… não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado”.
A prática da tatuagem nos dias de hoje tem sido uma forma de expressão por parte de muitos jovens. Ao contrário dos tempos em que Israel foi advertido, a tatuagem hoje tem um sentido bem diferente. Isso não isenta algumas culturas de praticarem o ato como forma de idolatria, mas no Brasil o sentido tem sido apenas uma forma de expressão.
Meu comentário pessoal e crítico sobre o assunto é que a tatuagem não impede a pessoa de ter um relacionamento intimo com o Senhor, porém deve-se observar alguns pontos antes de se fazer uma tatuagem.Devemos antes de tudo preservar a santidade, no que se diz respeito ao corpo e o fato de que podemos estar servindo de motivo de escândalo e zombaria de outrem.
Todas as palavras acima também são cabíveis ao uso de Body Piercing, Cirurgias Plásticas, Lipoaspirações e qualquer tipo de dilaceração do corpo que não seja necessário à saúde. Sendo assim, toda forma de dilaceração que não há envolvimento com os rituais pagãos não se encaixam em Lv. 19:28 – Texto esse que muitos tomam como base para proibirem a tatuagem.
Apenas um pequeno comentário acerca de um erro de exegese ocorrido por quem defende o uso de tatuagens, mostrando assim que uma tradução mal feita do texto da margem para erros de ambas as partes:
Apocalipse 19:16: “No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.”
Em algumas versões, o termo “escrito o nome” é trocado por tatuado.
Vamos quebrar a frase:
Sintaticamente, temos o seguinte:
- Sujeito da Frase: Coxa
- Objeto Direto da Frase: Nome
- Vocativo referente ao sujeito: No Manto
Por definição temos que vocativo é:
“…É uma referência à 2ª pessoa, um apelo, um chamado, e é usado para o nome que identifica a pessoa (animal, objeto etc.) a quem se dirige e/ou ocasionalmente os determinantes de tal nome. Uma expressão vocativa é uma expressão de referência direta, em que a identidade da parte a quem se fala é expressamente declarada dentro de uma oração…” (retirado do Wikipedia)
Portanto, o que quer dizer na frase não é que o nome esteja tatuado na coxa, mas sim escrito no Manto na altura da coxa.
Vamos ao original em Latim:
19:16 – et habet in vestimento et in femore suo scriptum rex regum et Dominus dominantium.
Ressalto que o verbo empregado é SCRIPTUM, ou seja, escrito!!! Para que seja tatuado, o verbo a ser utilizado deveria ser PINGERE, ou seja:
19:16 – et habet in vestimento et in femore suo pingerum rex regum et Dominus dominantium.
Em Grego temos:
19:16 – kai ecei epi to imation kai epi ton mhron autou to onoma graphammenon basileuV basilewn kai kurioV kuriwn.
O verbo “escrever” em grego é: graphon; já o verbo “tatuar” em grego é: prosanagrapheia.
O QUE É ESCANDALIZAR???
Alguns preferem adotar uma postura mais defensiva sobre o assunto sem se aprofundar demais em debates, dizendo que tais adereços devem na verdade ser evitados porque são “escândalo”.
Não devemos “escandalizar”. Mas o que é “escândalo”?
Jesus disse que “é impossível que não venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.” (Lucas 17:1,2).
A conclusão lógica a que chegamos então é que se eu uso um visual diferente do resto da massa e alguém me vê e se “escandaliza” (no sentido que eles dão à palavra), então, de acordo com o versículo, seria melhor que alguém amarrasse uma pedra de moinho no meu pescoço e me jogasse no mar.
Será isso que Jesus quis dizer? Creio que não.
A palavra “escândalo” no grego é “skándalon” (de onde se derivou a palavra portuguesa escândalo) e significa tropeço ou armadilha, símbolo daquilo que incita ao pecado ou à perda da fé.
Escândalo é todo ensino, palavra, obra ou omissão que incita o outro a pecar.
Um visual underground por si só não é escândalo no sentido bíblico do termo. Escândalo seria, em nosso caso, o exemplo citado anteriormente neste texto em que uma mulher é levada a usar um piercing no umbigo apenas por uma motivação luxuriosa. Agindo assim, ela voluntariamente poderia despertar em outras pessoas desejo sexual por estar expondo determinada parte de seu corpo, ou seja, poderia estar incitando alguém a pecar. De outra forma, não é escândalo.
Particularmente, conheço muitas mulheres (não cristãs inclusive) que têm piercing no umbigo mas que nunca vi usando uma blusa que o expusesse; dizem que o usam simplesmente porque gostam. Não há problema algum nisso.
Quando os setenta (ou 72, há dúvidas) tradutores do Velho Testamento para a língua grega (a Septuaginta), por ordem e encomenda de Ptolomeu II, encontraram um termo hebraico que se referia ao comportamento que levava a uma “queda” moral – o que não tinha exata tradução – socorreram-se da palavra grega clássica skandalon, “obstáculo”, algo que causava um tropeço. Uma pedra no meio do caminho, por exemplo, era skandalon. Fossem paisagens tropicais, skandalon podia ser uma simples casca de banana.
A palavra passou-se depois para a Bíblia latina, a Vulgata, onde se encontra, em várias passagens, a palavra scandalum. O sentido moderno de “escândalo” evoluiu, e não é mais só a causa de uma queda; é também o seu efeito público. Por outro lado: se dissermos ser salutar evitar um escândalo, soaremos… óbvios.
Óbvio? Pois ÓBVIO é – na raiz – precisamente isso, “o obstáculo evitado”, já que é formação latina de ob-, “em direção a” + viam, “caminho”, estrada”, donde o “óbvio” ser um caminho livre, é claro! [Francês medieval SCANDALE, “causa de pecado” COM RELAÇÃO À SENSUALIDADE E VAIDADE…
Bom, na grande maioria das vezes, o piercing, a tatuagem, a maquiagem, a cirurgia plástica tem caráter puramente estético.
A sensualidade não está no piercing ou tatuagem que uma determinada pessoa possa estar usando, independente do lugar, mas está na pessoa.
Existem pessoas tão “sem sal” que mesmo esta usando a roupa mais decotada do mundo, um piercing do tamanho de um puxador de cortina, ela continua “apagada”. De contra partida, existem mulheres e homens, que independente de acessórios, chamam a atenção para si quase que naturalmente.
Dentro de nosso contexto evangelical, acho que o melhor a se pensar é o porquê de você querer usar um piercing ou uma tatuagem, independente de qualquer outra coisa.
Claro que as tatuagens que tenho e os piercings que coloquei estão ligados a não apenas meu estilo de vida, mas também a questões estéticas, o problema é deixar este lado tomar conta de você e te controlar.
Uma pessoa que não usa “nada”, pode ser muito mais vaidoso que eu, por exemplo (este “nada” acima esta diretamente ligado ao fato de não ter nenhuma tatuagem ou piercing, mas usar um terno “Armani”, uma Gravata “Louis Vuitton”, uma caneta “Mont Blanc”, Cuecas “Christian Dior” ou mesmo um relógio “Tag Heuer”).
Vaidade é tudo aquilo que toma o espaço de Deus em nossa vida, o vazio completado pelo vazio.
Alguém pode aparentar ser “a pessoa mais humilde de mundo”, e usar desta sua “humildade” para se alto promover, mostrando as demais que é mais humilde que elas (soberba). Estranho, né??? Mas, infelizmente, real.
Fiz esta ressalva, a fim de deixar claro o meu ponto de vista acerca da sensualidade.
Em um site “Gospel” (porque protestante e/ou evangelical não é e nunca será…), li certa vez que para cada piercing que uma determinada pessoa aplica, a mesma consequentemente “abre brechas” para um determinado demônio atuar em sua vida:
Nariz – significa “domínio”;
Sobrancelhas – “aprisionamento da mente”;
Orelhas “aprisionamento em áreas específicas”;
Umbigo – “males digestivos”;
Lábios – “domínio da fala”;
Genitais – “prostituição”.
Será que os cravos colocados em nosso salvador abriram brechas para demônios no momento da crucificação???
Isto é ridículo, patético e sem nenhuma base hermenêutica nem exegética. Nada disto é mencionado na bíblia.
Qual a fonte então??? Algum demônio disse, pois se está for à fonte, menos crédito devemos dar, pois é sabido de todos que ele é o “Pai da Mentira”.
Entristece-me saber que a falta de sinceridade, de conhecimento teológico e em casos extremos, de caráter em alguns ministérios, faz com que mentiras sejam ensinadas a pessoas simples, única e simplesmente por medo de se perder o controle das mesmas que ali congregam ou de ser criticado por pessoas religiosas e cheias de si, mas com muito pouco de Deus…
…e o pior, comprova a carência de bíblia e a falta de sabedoria de muitos evangelicalistas.
PROIBIR É MAIS FÁCIL QUE ENSINAR…
Deus nos abençoe muito.

Fazer maquiagem completa em casa é fácil; Maquiador ensina como



O maquiador Kaká Moraes, que ensina dicas para não errar em casa
O maquiador Kaká Moraes, que ensina dicas para não errar em casa


Quase toda mulher sente uma certa insegurança na frente do espelho na hora de fazer uma maquiagem completa, que vá além do batonzinho básico de todo dia. Realmente, para quem não tem prática, alguns equívocos podem acontecer. Base em um tom diferente da cor da pele, cílios grudados pelo excesso de máscara e blush marcado no estilo "boneca" são alguns erros comuns, aponta Kaká Moraes, famoso por maquiar beldades nas capas da revista Nova e maquiador oficial da Avon.

Confira no álbum de fotos e no vídeo, um passo-a-passo de uma maquiagem simples de fazer, porém com efeito sofisticado. E não se preocupe em acertar logo na primeira. "Borrou, é só corrigir e fazer novamente. Maquiagem não é um bicho de sete cabeças", diz Kaká.

1. Comece aplicando o corretivo nas olheiras, marcas de espinha e demais imperfeições, espalhando com o dedo. O produto deve ser um tom mais claro que o da sua pele, e o formato de bastão é o mais indicado para iniciantes. Não se afobe em quer cobrir tudo de uma vez, pois você ainda irá aplicar a base, que também tem um papel importante na correção da pele.

2. A base deve ser espalhada em pequenas quantidades até não ficar mais visível, com a mão ou uma esponja. Kaká Moraes sugere o uso de dois tons de base para dar mais acabamento e realçar algumas áreas do rosto. O mais claro pode ser usado abaixo dos olhos, na testa, nariz e ao longo do maxilar. Já o mais escuro é aplicado nas maçãs do rosto e pescoço. Aliás, esquecer de maquiar o pescoço é um erro comum cometido pelas mulheres.

3. Uma leve pincelada de pó no rosto ajuda a criar um efeito "mate", ou seja, sem brilho, além de manter a maquiagem por mais tempo no rosto.

4. Nos olhos, escolha uma sombra escura e aplique com um pincel fininho molhado, ao longo da raiz dos cílios, tanto nos superiores como nos inferiores. Depois, com o próprio aplicador da sombra, seco, passe o mesmo produto em toda a pálpebra até o côncavo. Para quem não sabe, é o ossinho que temos logo abaixo das sobrancelhas. Quando houver dúvida sobre até onde aplicar a sombra, use o côncavo como um limitador. Esfume a sombra também na parte inferior dos cílios.

5. Ilumine os olhos aplicando uma sombra clara ao longo da parte inferior da sobrancelha. Para o maquiador, esse recurso cria uma espécie de "efeito Botox", levantando o olhar.

6. A máscara de cílios exige "paciência e perseverança" nas palavras de Kaká Moraes. Não adianta passar só nas pontinhas. Aproveite o máximo dos pêlos, dando uma tremidinha horizontalmente para soltar os pêlos.


O blush deve ser aplicado da raiz dos cabelos em direção ao meio do rosto, para não marcar muito
7. Na hora do blush, nunca aplique diretamente o pincel na bochecha, senão o resultado é exagerado. Comece da raiz dos cabelos, na altura da orelha, em direção ao meio do rosto. Você pode aplicar também levemente no colo, testa, nariz e queixo, apenas para dar um ar mais saudável, sem marcar demais.

8. Com uma maquiagem básica nos olhos, é permitido usar uma cor mais forte na boca. O pincel labial, além de manter o batom mais tempo na boca, ajuda a definir contornos, podendo até aumentar um pouco o limite do lábio, criando o efeito "bocão". Sem exagerar, acerte o acabamento da boca passando um cotonete na linha externa dos lábios.

9. Tenha sempre um cotonete à mão. Em caso de erro, não é preciso tirar toda a maquiagem já feita. Basta corrigir o problema com a ponta do cotonete, girando-o no local levemente, sem eliminar a maquiagem que está embaixo.

Gordinhas nas cores do verão


Na estação mais quente do ano, nada de usar tons escuros como azul-marinho, preto e marrom. Entre na moda agora e adote os tons cítricos para o seu dia a dia


A ordem é aparecer. As cores cítricas (tendência dos anos 80) voltaram com tudo e prometem deixar qualquer look muito mais vibrante. Tons como pink, azul-royal, roxo, laranja e amarelo-flúor já invadiram as ruas de todo o país. Mas atenção: a idéia é saber usar as cores para não parecer uma luminária ambulante. E mais: todas as mulheres, inclusive as mais cheinhas, podem e devem aderir!

Aprenda a tirar proveito das novidades para o seu tipo físico

Por dentro dos tons cítricos

A estilista Giselle Nasser, que participa dos mais requisitados eventos de moda do país, como o SP Fashion Week, dá dicas sobre a grande pedida do momento:

· De salto alto
É preciso ter muita personalidade para andar por aí com um visual vibrante como esses. As tímidas devem evitar as cores cítricas, usadas para aparecer mesmo. A mulher precisa estar segura de que poderá chamar muita atenção.

· Baixa dosagem
Não combine duas peças cítricas. Prefira peças inteiras, como vestidos, ou misture uma peça com outra de tom mais neutro para não sobrecarregar o look - blusa cítrica + saia neutra, por exemplo.

· Tipo casual
É possível deixar o visual mais esportivo, combinando a peça cítrica com uma calça jeans ou uma legging. Outra opção é usar uma blusa de cor vibrante por baixo de um terninho neutro.

· Centro das atenções
Nada de acessórios delicados e românticos com peças de tons fortes. As cores cítricas casam com acessórios bastante expressivos, como braceletes e colares grandes, de acrílico, prata, metais pesados, entre outros.

· Cada pele na sua
O tom de pele é muito importante. As mais branquinhas devem optar pelos tons fortes mais gelados, como azul royal, pink e roxo. Já as morenas ficam lindas com as cores quentes, como laranja, amarelo-flúor e verde-limão.


Tattoo e piercing’s pode um cristão tê-los?


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CUIDADO PARA NÃO SERMOS OS JUIZES DE DEUS…
Texto fora do contexto é pretexto para heresia…
Bem, antes de falar acerca do assunto, falarei de mim e meu contexto… Tenho um Studio em BH e sou micropigmentadora, estou totalmente inserido no mundo da tatuagem e do piercing.
Afirmar que o corpo é templo do Espírito Santo é uma verdade inquestionável, só que o referido texto (I Co 6:19) fala de prostituição, de profanar o templo de Deus com o pecado, e nenhuma alusão a qualquer coisa que lembre tatuagens, piercings, comer pimenta, e afins.
Acredito que Deus possa falar ao coração de uma pessoa acerca de tatuagens e piercing’s, com o propósito da mesma não fazer, ou até mesmo retirar as que têm, não duvido disto, porém não podemos esquecer que Deus trata com cada um de forma pessoal. Os planos d’Ele para a vida de uma determinada pessoa não são os mesmos para a minha, e ambos podemos fazer a vontade Dele. Com certeza, Deus não faz acepção de pessoas, e sendo assim, exatamente por este motivo, uma pessoa que tenha os itens relativos a este pequeno estudo, podem ser alcançadas pela mesma graça redentora. Rebeldia é algo muito mais complexo do que tatuagem e/ou piercing. Desrespeitar os pais, não amar seu próximo, julgar as pessoas pela aparência, com certeza é rebeldia.
Bem antes da época de Jesus, piercing’s e tattoo’s já existiam (Gn 24:22 e 47). Se “pendente de nariz” não é uma perfuração, então não sei mais o que é.
Poderemos ser a imagem de Jesus a partir do momento que vivermos o que ele viveu, cumprirmos seus designos e vontades, olhar as pessoas como Cristo olhou, sem preconceitos e verdades pessoais, mas cheio de bondade, amor e as “boas novas do evangelho”.
O que fazer?
O que a Bíblia fala: Se sua consciência (cristã, é claro) te condena, não faça! tatuagens e piercings; pra mim, é uma questão cultural, é algo que gosto e que Deus nunca me cobrou.