quinta-feira, 8 de abril de 2010

Moda Ou Ditadura?


Por Maria Luiza Lemos 
Poucos têm coragem de se assumir diferentes, com receio de serem excluídos desta sociedade, o que tem acontecido é a ditadura da moda, a obrigatoriedade de se estar vestindo o que todos vestem sem pensar no próprio estilo, parece que as pessoas estão virando bonecos em série, todos com o mesmo sapato, todos com a mesma roupa, se vestir bem não é usar o que todo mundo usa é usar o que cai bem em você, de acordo com a personalidade, tipo físico, ocasião e poder aquisitivo.
Dependendo do lugar onde a pessoa vive qualquer tentativa de fugir do obvio é ridicularizada pela grande massa de consumidores de moda sem personalidade. Outro dia vi um garoto entrar num supermercado com um cabelo azul, coitado dele todos olhava como se ele fosse de outro planeta, isso quando um e outro não perguntam onde ele irá pular carnaval. Claro que as pessoas têm todo direito de não gostarem de tattoos, cabelos coloridos, coletes, chinelo de dedos, seja o que for, mas todos devem entender que o estilo de cada um é a própria pessoa que faz e ela quer ser vista sem tanto alarde...
Moda/ personalidade: quando a pessoa imprime no jeito de vestir o que ela é e o que gosta, se de rock, skate ou pin-up, por exemplo, dependendo do modo que a pessoa se veste dá para saber o que ela curte.
Moda/mensagem: a camiseta do Che Guevara e a camiseta da prevenção do câncer de mama, por exemplo. Mas também não dá pra usar a camiseta do Che Guevara pensando que é a estampa do Sidney Magal de boina, ou seja, a pessoa tem que se identificar com a mensagem.
Moda/consciência: camiseta feita de garrafas pet, bolsa feita de lacre de latinha, tudo isso mostra que você é uma pessoa antenada com a preservação do meio ambiente ou se comprar só porque acha bonito também ta valendo.
Moda /máscara: a pessoa também pode esconder por trás da roupa.quem não se lembra da Creuza da novela América,vivida pela Juliana paes?
Moda /libertação: pode se dizer que ocorre mais na adolescência, quando a pessoa quer vestir a moda que o define e se sente livre para ousar.
Moda/escravidão: comprar um tênis de mil reais, ganhando um salário mínimo e pagar de 10 vezes, só porque o tênis está na moda não é escravidão?
Portanto devemos entender que a moda é como um cardápio, tudo o que os estilistas lançam são sugestões, não é porque você vai num restaurante que tem que comer tudo que está no cardápio, como não tem que usar tudo o que está na moda. Mas para quem adorou uma tendência lançada, acessório ou sapato como um tal chinelinho de plástico com laço que está uma febre por aí, compre o seu e guarde. E aí quando todos já tiverem esquecido dele, você usa o seu, que vai estar novinho em folha e assim você não corre o risco de sair na rua e ver que todo mundo está igual a você. Mas se você tem urgência de ter uma rasteirinha, opte por uma que não esteja sendo usada até na lua.          
















                                                                                                                                               

terça-feira, 6 de abril de 2010

PROTEÇÃO ANIMAL





Quero falar sobre proteção animal. Vc já se imaginou morando numa casa com quase (ou mais até) 100 animais? Poucas pessoas responderão SIM a essa pergunta...outras torcerão o nariz, outras sonharão...mas poucas vivem essa realidade, muito poucas ainda...

A quantidade de animais abandonados nesse mundo é muuuuuito maior do que imaginamos...e eles, tadinhos, sujeitos à fome, sede, frio,maus tratos, acidentes, uma série de sofrimentos. Mas, aí, vc se pergunta: o que posso fazer se não tenho espaço, tempo ou dinheiro? Muito simples: qual é a principal arma dos negócios bem sucedidos? Divulgação, meus amigos...isso mesmo, o “passar de boca em boca” é o meio mais eficaz para que muita gente boa tome consciência da realidade dura dos animais abandonados.

Vc pode ajudar, sim, divulgando, por exemplo, sobre a castração. Além de evitar crias indesejadas, o procedimento isenta o animal de muitos tipos de câncer, dando a ele a chance de viver mais e com qualidade de vida. Procure saber mais.

Outro item muito importante: converse com seus amigos sobre a adoção de um animalzinho. Nosso objetivo é não incentivar a compra. Isso de fazer criação de animais de raça (e apenas de raça, viu?) é absurdo. As fêmeas são criadas para parir até que não possam mais...aí são abandonadas ou sacrificadas...sim, é isso mesmo que os criadores fazem. Modo fácil de ganhar dinheiro, né? E também antiético e desumano, comportamento próprio de pessoas insensíveis. Pense nisso quando decidir ter um amiguinho.

Faça parte de um grupo de pessoas que luta diuturnamente em prol dos peludos, penosos, escamosos, etc. Na web vc encontra toda e qualquer informação sobre esses assuntos...visite um abrigo em sua cidade. Procure entender a vida animal. Vc só terá a ganhar!


=^.^= Sandra Lucia Vilela =^.^=