terça-feira, 29 de junho de 2010

Enconta-se pelas ruas de BH...

Uma gari que trabalha diariamente varrendo a Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, chama a atenção de todos que passam apressados para pegar o metrô ou os ônibus que operam no terminal.

Margareth Maria da Silva, 52 anos, tem mais de 90 piercings somente no rosto. Ela conta que começou a enfeitar o corpo aos 8 anos de idade, e a partir daí não parou mais.
"Minha mãe me levou para assistir a um filme sobre os povos indígenas, e fiquei deslumbrada. Cheguei em casa e, quando minha mãe foi trabalhar, coloquei vários espinhos de coco e de laranjeira no rosto. Ela chegou e me levou correndo para o médico", recorda. Mas a preocupação da mãe não adiantou muito. A menina insistiu tanto que ela acabou concordando com os enfeites.
E as extravagâncias da gari não param por aí. Além dos quase 100 piercings no rosto e nas orelhas, e outras dezenas espalhados pelo corpo, ela resolveu incrementar o visual pintando os cabelos com as cores rosa, verde, amarelo e roxo.
No começo, Margareth, que tem sete filhos, diz que era muito discriminada. Apesar de não ligar para as opiniões alheias, ela afirma que hoje em dia não causa tanto espanto, porque "virou moda".
"Sou sempre parada nas ruas e elogiada por pessoas que gostam da minha arte", brinca. Margareth diz que as jóias nunca atrapalharam seu trabalho ou sua vida pessoal, e que tem orgulho de ser do jeito que é.
Perguntada se colocaria mais, a gari responde sem titubear: "se você me der um alfinete aqui agora eu coloco no rosto, sem anestesia", avisa.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais informações sobre Maquilagem Definitiva

A praticidade de dormir e acordar maquiada sem ter o menor trabalho é um dos motivos do sucesso da maquiagem definitiva. Arrumar falhas na sobrancelha, realçar os olhos, tornar os cílios mais volumosos e contornar os lábios são outras vantagens da dermopigmentação.
A maquiagem definitiva é como se fosse uma tatuagem e é feita com um dermógrafo, aparelho com uma agulha (sempre descartável) na extremidade que perfura a pele, injetando assim, o pigmento desejado na região anestesiada.
O grau de perfuração da pele (epiderme ou derme) muda de acordo com a parte do rosto e o tipo de maquiagem que se deseja fazer.
Passados 30 dias da primeira aplicação, alguns tipos de maquiagem exigem um retoque para fixar melhor a pigmentação e acertar a tonalidade.
Depois disso, a próxima sessão, geralmente, só é necessária após três ou quatro anos, variando de pessoa para pessoa.
A região que exige mais cuidado são os lábios, que por ser uma área muito vascularizada, sangram com a perfuração e incham após o término. Além disso, é importante não molhar a boca durante seis horas pós-sessão, pois a cor leva 12 horas para total fixação. Recomenda-se o uso de pomadas cicatrizantes.
O processo é simples, mas as desvantagens também são relevantes. O primeiro passo é ter certeza absoluta de que deseja fazer determinado tipo de maquiagem, já que esta é como se fosse uma tatuagem e só sairá com uma cirurgia a laser. Uma boa dica é pedir para o profissional simular a maquiagem definitiva com uma caneta removível para ter idéia de como vai ficar o novo visual.
Outro fator importante é a experiência do profissional e a qualidade do pigmento utilizado. Alguns produtos inadequados podem dar aquele aspecto azulado à maquiagem. Fazer um teste para verificar se seu corpo reagirá bem ao pigmento também é fundamental.

AS DEZ AREAS MAIS TATUADAS:


Depois da tatuagem em si – desenho, palavras, significado – o local onde será feita é a segunda decisão mais importante que terá de tomar. Como é sabido, existem zonas do corpo onde dói mais e menos ser-se tatuado, mas também existem partes corporais que os próprios tatuadores desaconselham: caso dos cotovelos, pés, joelhos e as dobras dos dedos das mãos (há uma maior probabilidade da tatuagem desvanecer), mas também zonas muito propícias a rugas que podem “desfigurar” a tatuagem no futuro…e o trabalho de um artista corporal tem de ficar impecável para sempre! Talvez por isso, sejam estas as zonas do corpo mais populares para se efectuar uma tatuagem!
  1. Zona Lombar: sexy e sensual – tanto nos homens como nas mulheres (no sexo feminino tem ainda a vantagem de destacar a sua silhueta) – é uma zona ideal porque pode ser facilmente escondida por motivos profissionais ou pessoais, ou seja, longe dos olhares curiosos dos chefes, pais ou avós! É igualmente misteriosa porque uma camisola mais curta pode permitir uma amostra da tatuagem quando forem feitos certos movimentos. Na praia ou na companhia da sua cara-metade, a sua exposição é digna de ser vista!
  2. Pulso: com uma personalidade muito forte e muito própria, as tatuagens nesta parte do braço (normalmente no interior) ficam bem a ambos os sexos. Se por um lado é comum tatuar-se nesta zona algo com grande significado e que esteja sempre à vista, sendo assim uma lembrança constante; por outro, pode facilmente ser disfarçada com uma camisola de manga comprida, um relógio ou pulseira.
  3. Pé: em hibernação no Inverno e à vista do mundo no Verão, as tatuagens ficam muito bem nesta zona mais plana do corpo. No entanto, precisam de ser ocasionalmente retocadas, porque têm tendência a desbotar.
  4. Tornozelo: muito popular no universo feminino (que, em matéria de tatuagens, parece ter adoptado esta zona do corpo como sendo exclusivamente sua), os desenhos dividem-se entre elementos delicados como flores, borboletas e rosários; e elementos mais marcantes, caso dos desenhos tribais.
  5. Braçadeira: embora não se trate de uma zona do corpo específica, este género de tatuagem, que envolve o braço de uma ponta a outra, é extremamente popular, tanto com os homens como com as mulheres. Para além de ser um local visualmente forte, é igualmente fácil de “esconder” com uma camisola, bastando até uma t-shirt.
  6. Costas: considerada pelos tatuadores como a maior e a melhor “tela humana”, não é raro esses artistas aconselharem grandes tatuagens nesta zona do corpo. Em alternativa, sugerem que comece por uma “peça” mais pequena, mas que pode ser aumentada com o tempo e conforme a vontade! Quem fica apenas por uma tatuagem nas costas, normalmente fá-la entre os ombros.
  7. Braço: a popularidade do braço deve-se ao facto deste proporcionar, em si, várias zonas para efectuar uma tatuagem – área exterior, interior, antebraço e ombro – sendo ainda uma das zonas menos dolorosas para ser tatuado.
  8. Peito: zona quase exclusivamente reservada aos homens, as tatuagens aqui parecem aumentar os peitorais masculinos (nem que seja de forma ilusória!) e, embora passem a maior parte do tempo cobertas, podem ser amplamente gozadas em privado!
  9. Seios: cada vez mais popular entre as mulheres, estas tatuagens têm, na maior parte dos casos, um tom provocatório e extremamente sexy, mas são também muitas vezes grandes provas de amor, ao exibirem os nomes dos seus amados!
  10. Pescoço: esta zona do corpo já foi, em tempos, exclusivamente reservado a membros de gangues e a pessoas que tivessem estado presas. Hoje, está na lista dos top 10 locais do corpo mais tatuados, pela sua sensualidade e elemento surpresa, mas também porque pode ser perfeitamente disfarçado com uma camisola ou, no caso das mulheres, com cabelo comprido.

ESCLARECENDO AS DÚVIDAS SOBRE DOR NA HORA DE TATUAR


Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar efectuar uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.

Qual a sensação?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante. Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento. Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incómodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensavam”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!

Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta efectuar a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram cerca de 2.5 cm da pele – pegue numa régua e veja com os seus próprios olhos – e ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa, vezes sem conta, a área de trabalho.

Onde dói mais e menos?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.

Mais probabilidade de dor:

  • Órgãos genitais ou próximo dos mesmos
  • Interior das coxas
  • Tornozelos
  • Pés
  • Mãos
  • Esterno (osso situado na parte anterior do tórax)
  • Costelas
  • Peito (principalmente para os homens)
  • Zona inferior das costas
  • Espinha dorsal
  • Cabeça
  • Qualquer zona da cara
  • Pescoço
  • Por de trás das orelhas
  • Axilas

Menos probabilidade de dor:

  • Omoplatas
  • Braços
  • Barriga da perna
  • Exterior das coxas
  • Rabo

Prevenir a dor

Existem histórias dramáticas que incluem choro e até desmaios durante uma tatuagem mas estes são, sem dúvida, casos isolados. O que pode acontecer é que a pessoa está tão ansiosa que os nervos apoderam-se de toda a situação, tornando a experiência insuportável; ou então não se alimentou correctamente antes da sessão; ou por outro lado, está a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo está a responder negativamente a várias horas passadas nas mãos de um tatuador.
Para prevenir contra uma sessão dolorosa e “para esquecer”, considere as seguintes sugestões:
  • Descubra tudo o que puder sobre tatuagem – quanto mais bem informado estiver, mais preparado estará na hora da verdade.
  • Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.
  • Pode sempre escolher uma zona do corpo à partida menos dolorosa para efectuar uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas (e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir.
  • Mentalize-se que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.
  • Não está sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem (ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser reconfortante falar com alguém que já seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas dúvidas.
  • Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!
  • Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O QUE É TEBORI?


Tebori  é a tradicional arte japonesa de tatuar manualmente a mão, é diferenciada e reconhecida  pela sua capacidade de criar sutis gradações de tom que são difíceis de alcançar com uma máquina tradicional de tatuagem.
A palavra vem de te tebori significa 'mão' e hori ou horu, «a esculpir, esculpem ou inscrever." O termo utilizado para descrever a técnica da tatuagem que surgiu no final século 19 no Japão, com o aparecimento de artistas profissionais de tatuagem.     Agulhas de aço, geralmente de maior diâmetro e ombro acentuada do que os utilizados no Ocidente, são dispostos em fileiras, isoladas ou amontoadas, e estão vinculadas a uma longa alça de bambu. Esta ferramenta é usada na mão direita, com os dedos da esquerda usados para espalhar a pele para ser tatuado. O eixo da ferramenta tebori repousa sobre o polegar da mão esquerda e as agulhas inseridas pela força de avanço do braço direito da tatuagem artista. Ao contrário de muitas outras formas de tatuar a mão na Ásia, como Tatau ou Moko, assistentes não são necessários para tebori.
Com uma maior compreensão da contaminação cruzada, nos tempos modernos, a agulha utilizada para grupos tebori são destacáveis a partir da ferramenta, assim elas podem ter uma utilização única, e do punho é geralmente feito de titânio ou de aço, permitindo-lhe ser autoclavadas.

Em japonês, tebori é o oposto do kikaibori, ou tatuagem com uma máquina eléctrica de estilo ocidental.

Estilos
Tsuki-Bori

Tsuki-Bori é uma metodologia tatuar a mão tradicional japonesa que, de acordo com os registros da Tokai Tattoo Club do Japão, é uma referência ao "impulso" método de tatuagem com base em Osaka.

Hane-Bori

De acordo com o Jornal da Tokai Tattoo Club do Japão, Hane-Bori é uma referência a "vassoura-up", um método de tebori  tem um ritmos diferente e é empregadas pelos artistas de Tóquio e do leste do Japão.

Tsuki-Bori método é um simples método de tebori, menos difícil de dominar do que Hane-Bori.

Bokashi é o desvanecimento de preto usado para trabalhar graduação sombreamento tradicional, muitas vezes utilizado nas nuvens e espada é um tom de cinza aguado.

Kakushi-Bori significa tatuagem escondida, era mais comum entre as mulheres, feita de pó de arroz ou óxido de zinco e não era visível, aparecendo apenas em determinadas circunstâncias. Por exemplo, quando o tatuado estava sob efeito de alguma excitação - em seguida do ato sexual, após um banho quente ou alcoolizado. Nessas situações, a tatuagem ressurgia com um contorno vermelho. E também era a tatuagem feita perto da axilas, na parte interna da coxa ou no sector privado ou "secreto", em locais do corpo.

Kebori  linhas finas, tais como, as representadas como cabelos.

Keshow-Bori imagem secundaria que serve para enfatizar a imagem principal, aqui as conhecemos como fundo faixa e ornamentos.

Nuki-Bori  tatuagem apenas principal, sem o apoio do keshow-Bori.

Suji-Bori esboço de uma tatuagem, suji significado "linha".

Shakki é o som de tebori tatuagem, referindo-se ao som quando agulhas punção entram na pele. Tatuagens à mão no Japão deve ser feita por punção da pele com a agulha suavemente, ajustanda a força das mãos, a pele humana é muito macia e elástica. Com  as agulhas a deixar a pele, pode-se ouvir o som, shakki. Uma tatuagem feita por um profissional de Tebori você pode ouvir um som rítmico como "sha, sha, sha;" assim, shakki.

Preconceito, porque te-lo?

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente.
 
 É impossível encontrar alguém que não tenha preconceito, já que internalizamos sem perceber muito da nossa herança cultural geralmente carregada de formas sutis de recursos diferentes ( pre-conceito preconceito) significa conceito formado antecipadamente, sem adquado conhecimento dos fatos.

Os antropólogos nos ensinam que, ao avaliarmos os costumes de outros povos temos têndencia de partdir de nossos valores culturais, o que representa uma atitude etnocêntrica.Quando isso acontece, corremos o risco de procurar neles "o que lhes faltam " e esquecemos de ver com clareza o que eles são de fato. O preconceito leva à discriminação quando pessoas são classificadas pela sociedade " diferentes" (Tais como pobre, Negros , Homossexuais, Mulheres, Idosos, Loucos e tantos outros) são considerados inferiores e excluídos dos privilégios desfrutados por aqueles que se consideram "melhores".
 
 
 
E VIVA A DIVERSIDADE!
 

O que são Ínguas?

Alguns clientes nos após alguns dias de terem feito algum trabalho com a gente (tatuagem, piercing ou maquilagem definitiva) procuram nos questionando sobre o aparecimento de caroços, que são denominadas ínguas geralmente ocorre na região da axila, virilha, pescoço entre outros, entenda um pouco mais o que é na verdade a íngua:

Quem nunca teve um carocinho que foi logo classificado por um parente ou conhecido como sendo uma íngua? Mas você sabe o que é íngua, o que fazer para que ela desapareça e quando deve se preocupar com ela?
Antes de saber o que é uma íngua, é preciso entender o que é um linfonodo (ou gânglio linfático). Os linfonodos fazem parte do sistema de defesa de nosso organismo. Eles estão espalhados por todo o corpo e são ligados por vasos linfáticos, por onde circula um líquido chamado linfa. Todo este sistema é bastante semelhante ao sistema circulatório, com suas veias, artérias e o sangue. Os linfonodos possuem linfócitos, células que ajudam a eliminar vírus e bactérias que estejam circulando pelo corpo.
Quando estes microorganismos estão presentes, os linfonodos aumentam a produção de linfócitos, principalmente na região próxima à infecção. Esta atividade aumentada faz com que aconteça também um aumento do tamanho do linfonodo. Esta é a íngua!
A íngua é percebida como um carocinho, uma bolinha, de contornos bem definidos e que parece solta sob a pele. Ela pode aparecer mesmo quando você acha que não tem nenhuma infecção, pois os linfócitos começam a atuar logo que os microorganismos chegam ao organismo, tentando evitar que consigam se proliferar e dar início a uma doença. Ou seja, mesmo que você não tenha febre, tosse, dor, ainda assim uma infecção pode estar se instalando, e isso justifica a presença da íngua. As ínguas podem surgir em várias partes do corpo. As mais frequentes são no pescoço, as axilas e na virilha.
Não é necessário nenhum tratamento específico para a íngua. Como ela representa, em geral, uma resposta do organismo no combate a uma infecção, tão logo essa infecção seja curada, a íngua “desaparece”, com o gânglio retornando ao tamanho normal.
Em alguns casos, porém, a íngua pode ser sinal de um problema mais sério. Os linfonodos podem ficar aumentados também na presença de câncer. O tumor encontrado no gânglio linfático é chamado de linfoma (o tipo de câncer que a Ministra Dilma Roussef anunciou ter eliminado com uma cirurgia há poucas semanas.
Existem algumas diferenças entre a íngua comum e o linfonodo aumentado em consequência de um câncer. A região ao redor de uma íngua comum geralmente fica dolorida, avermelhada e mais quente que a pele ao redor. No linfoma, estes sintomas não estão presentes, e o nódulo não diminui de tamanho, aumentando com o passar do tempo.
Se você estiver com uma íngua, sem dor, sem infecção e ela continuar aumentando depois de alguns dias, procure um médico para o diagnóstico correto.

Sobre Piercings...

Antes da aplicação:
Certifique-se que o profissional tenha experiência na área e que você não será uma "cobaia".
Prefira profissionais indicados por amigos.
Verifique a higiene do ambiente.
Exija que o material seja esterilizado na sua frente, bem como o uso de luvas.
Verifique a abertura do material descartável.


Cicatrização:
O tempo de cicatrização varia de pessoa à pessoa, mas em média:

Lábio e Labret - 6 a 8 semanas.
Língua - 4 a 6 semanas.
Bochecha - 2 a 3 semanas.
Lóbulo (orelha), Sobrancelha e Septo - 6 a 8 semanas.
Cartilagem da orelha e Aba do nariz - 2 meses a 1 ano.
Umbigo - 6 meses a 1 ano.
Mamilo - 4 meses a 1 ano.
Lábio interno e Clitóris - 4 a 8 semanas.
Lábio externo e Guiche - 2 a 6 meses.

O uso de doses diárias de vitamina C podem acelerar a cicatrização. (Não use medicamentos sem o conhecimento de seu médico)


Cuidados Posteriores:
Nunca se esqueça de lavar suas mãos antes de tocar sua perfuração.

Face e corpo:
  • Antes de tocar no piercing lave as mãos com sabonete anti-séptico. 
  • Toque no piercing apenas para fazer a limpeza. 
  • Limpe seu piercing no máximo 3 vezes ao dia, pois o excesso poderá dificultar a formação de novas células. 
  • Só movimente a jóia quando estiver no banho com água morna, assim nunca rode a joia apenas levante para remover a secreção que está em contato com a pele. Assim ficará mais fácil remover as secreções. 
  • Aplique sabonete anti-séptico no local da jóia até formar uma espuma, movimente delicadamente a jóia e deixe agir por alguns segundos e enxágüe muito bem não deixe nenhum resíduo ou secreção.

  • Limpe em volta do furo com cotonete para secar o piercing, se necessário remova o resto de secreção com o ocotonete úmido com soro fisiologico (não esqueça que o soro fisiologico deve ser guardado em local limpo e fresco e apos aberto sua validade é de 7 dias, portanto de preferencia em comprar as versões menores.)
  • Borrife Spray anti - Septico em seu piercing para que haja uma melhor cicatrização.

Língua, lábios e labret:
  • Não brincar com sua jóia no périodo de cicatrização!
  • Escovar os dentes normalmente (4 vezes ao dia).
    Após as refeições, fumar ou comer, lave a boca com solução de anti-séptico bucal diluído em água na proporção (50% a 50%). 
  • Pingue duas gotas de Extrato de Propolis em seu furo, é um ótimo cicatrizante natural (tem que ser o puro!)

Bebidas geladas podem minimizar o desconforto. 


Quelóides: 
Certifique-se que você não está causando o stress à perfuração, ou seja brincando com o seu piercing, tocando com as mãos sujas, não tomando os devidos cuidados citados acima, roupas apertadas, rodar o piercing...

Produtos que já usamos, e que podem diminuir a sua queloíde: - Lembrando que é sempre importante a consulta com um Dermatologista, pois ele irá passar o produto adequado para seu caso:

Creme de Hidrocortizona.
Cápsulas de Vitamina E - Quebre a cápsula e ponha o óleo sobre o quelóide. Deixe atuar por aproximadamente dez minutos, enxágüe e seque bem.
Peróxido de Hidrogênio.

Consulte seu médico, pois ele é a pessoa mais indicada para ajudar na solução desse problema.


Sintomas de infecções e inflamações:
Muito inchaço e latejamento.
Vermelhidão e ardor excessivo.
Descarga incomum de fluidos amarelo, verde ou cinza (PUS).
Dor intensa.

Fique atento:
Se seu piercing estiver inflamado ou infeccionado não retire a jóia, Muito menos siga recomendações de terceiros.  Procure imediatamente o profissional que executou o serviço. Persistindo os sintomas procure auxílio médico.



 

Quelóide, uma cicatrização indesejada

Afrodescendentes, mestiços e asiáticos são freqüentemente acometidos por esse problema
              Todo mundo tem alguma cicatriz no corpo. Essa marca pode ser oriunda de um tombo na infância, de um corte profundo feito com faca ou de uma cesariana, por exemplo. Entretanto, nossa pele tem a capacidade de se regenerar. Essa regeneração acontece graças ao colágeno produzido pelos fibroblastos. Porém, essa produção de colágeno pode estar alterada, resultando num processo de cicatrização exagerado, conhecido popularmente como quelóide.             Segundo o dermatologista Marcelo Bellini, antes de entender como se forma essa cicatrização exagerada, é necessário compreender a diferença entre cicatriz hipertrófica e quelóide. “A hipertrófica é uma cicatriz que fica restrita ao ferimento, ou seja, é uma marca que não ultrapassa a lesão. Já a quelóide é uma cicatriz que ultrapassa a lesão, geralmente tem uma aparência ressaltada, grosseira e espessa”.
           A dermatologista Adriana Dias, do Hospital Nipo Brasileiro de São Paulo, explica que o quelóide pode resultar de um traumatismo mínimo, porém, é mais comum aparecer após queimaduras, incisões cirúrgicas, ferimentos, vacinas e até acnes.
Embora existam inúmeros tratamentos eficazes para quelóide, o resultado nem sempre é satisfatório. “Muitas vezes, o quelóide volta a aparecer após algum tempo. Por isso, é muito importante ter acompanhamento médico para que sejam realizados tratamentos preventivos”, alerta a dermatologista.
Predisposição
          Afrodescendentes, mestiços e asiáticos são freqüentemente acometidos pelo quelóide. No entanto, a predisposição genética e o histórico familiar também podem influenciar na formação desse tipo de cicatriz. “Você pode ser descente de japonês e não ter quelóide. Porém, se você tem um familiar com quelóide, existe uma grande possibilidade de você ter também”, diz Adriana Dias.
Região
          O quelóide aparece com mais frequência na região do tórax e nas costas. “Porém, se a pessoa tiver uma predisposição genética, essa cicatriz exagerada pode aparecer em outras regiões do corpo, principalmente onde foram feitas intervenções cirúrgicas”, explica a dermatologista.
           Marcelo Bellini esclarece que tatuagens nem sempre formam quelóides na pele. “A agulha da tatuagem não agride a pele em profundidade a ponto de criar um quelóide, porém, se você já tem histórico de cicatrização exagerada, é melhor conversar primeiro com um médico antes de tomar qualquer decisão”, alerta.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Prefeitura e Coca-Cola FEMSA transmitem jogos da Copa na Praça da Estação e Parque JK



Confira a programação dos shows e atividades oferecidos no espaço e veja como adquirir seu ingresso.

Belo Horizonte já se prepara para realizar grandes eventos em 2013 e 2014, quando a capital mineira será uma das sedes da Copa das Confederações e da Copa do Mundo da Fifa. Numa promoção conjunta entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Coca-Cola FEMSA Minas Gerais —fabricante Coca-Cola, que é a marca parceira oficial da Fifa— durante a Copa, que começa no próximo dia 11 de junho, serão montadas duas grandes estruturas que vão transmitir os jogos da competição na África do Sul.

As estruturas serão montadas na Praça da Estação e no Parque JK, onde serão transmitidos os jogos da Copa da África do Sul em telões, além de receber grandes shows de artistas como Marcelo D2, Banda Eva, Molejo, Alan e Alex, Bateria da Mangueira, A Zorra, Fred e Paulinho e Inimigos da HP, entre outros.

De 11 de junho a 11 de julho, a Praça da Estação e o Parque JK serão transformados em “Arenas de Comemorações”, com transmissão de jogos e realização de eventos gratuitos diariamente para a população belo-horizontina. A inauguração será no dia 11 de junho, às 10h, com a exibição da Abertura Oficial da Copa do Mundo de 2010 e do primeiro jogo da Copa.

As Arenas das Comemorações terão palco com som e telão, bares, lanchonetes, banheiros químicos e área VIP. Na Praça da Estação, serão montados minicampos de futebol para lazer e entretenimento da população. Bilheteria de acesso, segurança, bombeiros e postos com atendimentos médicos serão preparados para atender adequadamente os torcedores presentes nos locais.

Os eventos terão muitas atividades musicais (shows e DJs), promoções, degustação de produtos, jogos e brincadeiras. Nos dias de jogos do Brasil, shows musicais animarão o público na Praça da Estação e no Parque JK, cujas capacidades serão limitadas a 15 mil e 8 mil pessoas, respectivamente. O conceito e a estrutura seguiram orientações da Fifa para eventos de transmissão pública da Copa do Mundo.

Os primeiros shows serão realizados na inauguração das Arenas depois dos dois jogos do primeiro dia da Copa do Mundo. A Praça da Estação receberá a Banda Eva e o Parque JK, o cantor baiano Alexandre Peixe. Durante os 30 dias de evento, estará assegurado o livre acesso ao Museu de Artes e Ofícios e ao metrô.

Distribuição de ingressos

Para ter acesso aos shows e assistir aos jogos do Brasil, os interessados deverão trocar 1kg de alimento não-perecível por um ingresso (exceto sal, fubá e farinha). Poderão ser retirados dois ingressos por pessoa e não será permitida a entrada nas Arenas com camisas de times de futebol e de torcidas organizadas. A distribuição dos ingressos será em oito regionais da Prefeitura e nos postos de informação da Belotur no Mercado das Flores e na rua Pernambuco, 282 (veja abaixo as datas de distribuição). Os alimentos arrecadados serão doados pela Prefeitura para as entidades assistenciais do município que são conveniadas com a Associação Municipal de Assistência Social (Amas).



Calendário de distribuição dos ingressos

- Abertura (11/06) – distribuição de 7 a 10 de junho nas regionais da PBH e no Mercado das Flores;

- Jogo Brasil x Coreia do Norte (15/06) – dias 11 e 14 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal), e Posto de Informação da Belotur – Rua Pernambuco, 282 - Funcionários;

- Jogo Brasil x Costa do Marfim (20/06) – de 16 a 18 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal), e Posto de Informação da Belotur – Rua Pernambuco, 282 - Funcionários; e no Mercado das Flores;

- Jogo Brasil x Portugal (25/06) – 21 a 24 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores (Parque Municipal), e Posto de Informação da Belotur – Rua Pernambuco, 282 – Funcionários.


Horário de funcionamento:
Regionais: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h30
Posto Belotur Mercado das Flores: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h30 / Sábado - das 9h às 14h
Posto Belotur R. Pernambuco: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h30

JOGOS E SHOWS PARA MAIS DE 20 MIL PESSOAS


Praça da Estação e Parque JK se transformarão em Arenas das Comemorações durante jogos da Copa de 2010


As estruturas montadas pela Prefeitura de Belo Horizonte e pela Coca-Cola na Praça da Estação e no Parque JK, localizadas no Centro e na Zona Sul da capital, vão transformar os dois locais em Arenas das Comemorações durante a Copa da África do Sul, que acontece de 11 de junho a 11 de julho.

Nos dois locais, as estruturas montadas terão telões e som para a transmissão dos jogos do Brasil, palco para os shows que serão realizados após os jogos, além de toda a infraestrutura necessária para o conforto e a segurança da população como lanchonetes, banheiros químicos, ambulância, postos de vigilância da PM e dos Bombeiros.

O Parque JK, localizado na avenida Bandeirantes, no bairro Sion, terá capacidade para receber até oito mil pessoas. Na Praça da Estação, que receberá até 15 mil pessoas, a estrutura montada terá ainda quatro campos em grama sintética de 8x8 metros e um campo de 32x16 metros, onde serão realizadas ações interativas (veja ilustrações dos locais nesta página). Durante os 30 dias da Copa, estará assegurado o livre acesso ao Museu de Artes e Ofícios e ao metrô.


Arraial

A estrutura na Praça da Estação vai permanecer montada até o dia 18 de julho para o Arraial de Belô 2010. Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo da Copa 2014, explica que, com essa medida, a Prefeitura vai economizar o valor que investiria na estrutura do Arraial. “Esse convênio é um investimento de R$ 300 mil, mesmo valor que a Prefeitura investiria para o Arraial de Belô, que terá sua estrutura aproveitada após o término deste evento da Copa do Mundo”, explicou.


Espaços interativos

Os primeiros shows serão realizados na inauguração das Arenas depois dos dois jogos do primeiro dia da Copa do Mundo, na sexta-feira, dia 11, às 19h. A Praça da Estação receberá a Banda Eva, e o Parque JK, o cantor baiano Alexandre Peixe. Caso o Brasil seja desclassificado, os shows programados serão remanejados para o fim de semana seguinte.

Durante os 30 dias da Copa, a estrutura das duas arenas poderão ser usadas pela população. Várias atividades foram programadas, entre elas a Valsa dos Namorados, que será realizada no dia 12 de junho. As outras atividades são:


• Aulão de Yoga, Tai Chi Chuan e Alongamento

• Espaço Vida – Massagens, Medição de Pressão e Alongamento

• Espaço da Mulher – maquiagem e cabeleireiros, etc

• Tá bonito na foto! – melhores fotos vão para o telão

• Bolão do telão – sms com placares dos jogos poderão concorrer a brindes

• Espaço de Totó – Copa de Totó

• Futebol

• Concursos de embaixadinhas e free style

• Chute a gol e força do chute

• Futebol Arte – jogos entre convidados

• Desafio – Time da Coca-Cola x Visitantes

• Recreação Infantil (Mini Gol a Gol, força do chute e chute a gol)

Distribuição de ingressos

Para ter acesso aos shows e assistir aos jogos do Brasil, os interessados deverão trocar um quilo de alimento não-perecível, exceto sal, fubá e farinha, por um ingresso. Poderão ser retirados dois ingressos por pessoa e não será permitida a entrada nas arenas com camisas de times de futebol e de torcidas organizadas nestes dias.

A distribuição dos ingressos será em oito regionais da Prefeitura. Na região Centro-Sul, a distribuição será feita no Posto de Informações da Belotur e no Posto de Informações do Mercado das Flores (veja abaixo as datas de distribuição). Os alimentos arrecadados serão doados pela Prefeitura para as entidades assistenciais do município que são conveniadas com a Associação Municipal de Assistência Social (Amas).


Calendário de distribuição dos ingressos para a primeira fase


Regionais Segunda a sexta-feira - de 9h às 16h30

Posto Belotur (Rua Pernambuco, 282, Funcionários) Segunda a sexta-feira - de 9h às 16h30

Mercado das Flores (Parque Municipal) Sábados - de 9h às 14h


• Abertura (11/6): distribuição de 7 a 10 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores e no Posto de Informação da Be­lotur

• Jogo Brasil x Coreia do Norte (15/6): dias 11 e 14 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores e no Posto de Informação da Belotur

• Jogo Brasil x Costa do Marfim (20/6): de 16 a 18 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores e no Posto de Informação da Belotur

• Jogo Brasil x Portugal (25/6): 21 a 24 de junho nas regionais da PBH, no Mercado das Flores e no Posto de Informação da Be­lotur

O calendário de distribuição de ingressos para a segunda fase será divulgado futuramente.


Programação dos Shows


Data Dia da Semana Horário do Jogo Horário do Show Artista Praça Artista Parque

11/jun sexta-feira abertura 19h Banda Eva Estação Alexandre Peixe JK

15/jun terça-feira 15h30 17h30 Molejo Estação Marcelo D2 JK

20/jun domingo 15h30 17h30 Alan e Alex Estação A Zorra JK

25/jun terça-feira 11h 13h Escola de Samba + DJ Malboro Estação Fred e Paulinho JK

28 ou 29/jun segunda ou terça 16h30 14h ou 18h30 Cupim na Mesa Estação Inimigos da HP JK

2 ou 3/jul sexta ou sábado 11h ou 16h30 13 ou 18h30 Delirô, Vira e Mexe Estação Toca na Janela e Geração Nômade JK

6 ou 7/jul terça ou quarta 16h30 14h ou 18h30 Marcelinho de Lima e Camargo Estação Bartucada, Rick e Ricardo JK

10 ou 11/jul sábado ou domingo 16h30 14 ou 18h30 Terra Samba Estação Via Circular JK

DICAS Com quem devo fazer uma tatuagem?

Para escolher um bom tatuador, é bom conferir algumas coisas:

Segurança com a sua saúde.

* Veja em primeiríssimo lugar, se ele cuida da sua segurança com relação a saúde.
Existem muitas doenças sendo transmitidas por tatuagens e piercings atualmente, e os riscos estão aumentando com o surgimento de novos vírus e bactérias cada vez mais difíceis de serem combatidos devido a sua crescente resistência.
Sua curtição pode se transformar num terrível arrependimento se você confiar demais no artista e não se prevenir o suficiente.
Como existe contaminação com sangue durante o processo de tatuagem e piercing (Sim... Sai sangue, lógico.), os cuidados devem ser os mesmos de uma cirurgia, mas nem todos os tatuadores tem vocação para medicina, como você vai perceber.
AIDS, Hepatites, Herpes e Sífilis são apenas algumas das doenças que passam diariamente pelas agulhas de tatuagens e piercings, e que podem ser transmitidas desta forma.
80% dos portadores da doença HEPATITES C, que contamina silenciosamente mais pessoas do que a AIDS, portam tatuagens.

* Preste muita atenção se as AGULHAS são descartáveis, e se o tatuador está abrindo uma embalagem nova, veja também se as biqueiras estão EMBALADAS INDIVIDUALMENTE (apenas a esterelização em AUTOCLAVE é segura, peça para seu tatuador mostrar a dele).
Preste bastante atenção se o seu tatuador logo apos fazer a tatuagem, joga fora as agulhas em caixas amarelas denominadas DESCARPACK, se joga os papeis com resto de tinta e sangue em um lixo especial branco e com o simbolo de infectante. JAMAIS leve para a sua casa agulhas ou cateteres e bicos de lembrança, pois você correrá perigo de ser contaminado, pois esses dejetos são considerados infectantes e um risco muito grande de contaminação por bactérias.

* LUVAS, AVENTAL, TOUCA E MASCARA são sinais de que ele sabe dos riscos que rolam na hora de tatuar, e que ele dá valor para a higiene. O local de trabalho também reflete isso. Se o tatuador não usar nenhum dos EPI´s (equipamentos de proteção individual) como citados acima, não vacile, nem ouça conversa fiada. Saia correndo e valorise sua segurança!

* Se o Tatuador tá sabendo como garantir sua saúde, vamos ver mais...

Qualidade do trabalho.

* Você vai ter o trabalho do tatuador acompanhando você para o resto da vida, então é bom ter certeza de que ele sabe o que está fazendo, não?
O único jeito de saber isso é vendo o que eles já fizeram. Por isso você deve ver fotografias das tattoos que ele já fez.
Estranhe se não tiver bastante fotos pra você ver. Sinal de que nem todas estão saindo legal.
Aí você pode ver o que ele faz melhor. Se animais, rostos, tribais, costas, braço, etc... Pode ser q ele trabalhe legal as tribais, mas um rosto ele faz meio torto. (Isso é comum!)

*Nem todos os tatuadores mais feras, desenham bem também. Afinal TATUADOR e DESENHISTA são trabalhos diferentes, apesar de caminhar lado a lado e se o tatuador desenha é uma facilidade maior, mais não quer dizer que um tatuador que não desenhe, tatue bem e nem todo bom desenhista é um bom tatuador, e vice versa. Por isso os GRANDES tatuadores preferem usar desenhos de profissionais qualificados, como Mordent, Ana Lua, Paul Booth e etc..para não correrem o risco de errar o desenho em sua pele, poder visualizar o desenho melhor entre outros, Apesar de não ser legal você encontrar um cara com uma tattoo igualzinha a sua, um BOM tatuador saberá orienta-lo bem na mudança do desenho acrescentando efeitos ou mudando uma cor, mais principalmente tome cuidado com os desenhos que estão na "moda", um exemplo claro disso, são os tribais que nos anos 90 virou febre, muitas pessoas tinham, e hoje em dia não é tão comercializado, lembre-se que tatuagem é uma arte eterna, identifique com um desenho que tenha haver com sua personalidade e seus gostos, evite copiar tattoo de uma amiga ou vizinha, que além de ser cafona mostra muito a falta de personalidade...

* Na hora de fazer sua tattoo, não fique procurando preço barato, por que senão você acha. Até de graça tem. Mas o tatuador que tem amor pela arte dele não tá aí para fazer a grana da cerveja não. Ele tem que manter o estúdio dele, comprar material de boa qualidade, comprar livros, participar dos eventos que rolam no mundo todo, e isso não sai barato.
Se a grana não dá, existem vários métodos em diversos studios: tatuagem por sessão, divisão no cartão, enfim com uma boa conversa sempre há entendimento, mas não cai nessa de ir atrás do mais barato. Aonde ele vai economizar pra tatuar barato? No material que vai ficar na sua pele!

TATTOO Antes dos 18 anos.

* Ah...Que babaquice de não poder fazer tatto antes dos 18 anos...

É nada. O tatuador que faz isso ou defende a liberação, tá pensando só na sua grana.

Enquanto o corpo da gente ainda pode crescer, mesmo que seja só um milímetro, sua pele vai junto. Aí a tatuagem que era legal vai ficando toda distorcida. Todos os tatuadores sabem disso, então se ele diz que faz, o negócio dele é só faturar em cima de você.

Se você acha que não vai crescer mais, então também tá perto dos 18. Por que pressa? Vai pesquisando desenhos, conversando com quem fez tattoo que você gostou, juntando grana...

Fazendo os benditos 18, vai ter certeza do que quer, com quem, onde, qual, tudo isso que você tá em dúvida agora.

Detalhe que todo mundo pergunta:

* Não dá pra tatuar palma da mão nem sola do pé. A Tattoo some junto com a pele que descama muito.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Tatuagens x Concursos Públicos

Achei essa postagem no site questoescomentadas.com, e acho de grande importancia, pois é uma dúvida constante em meu studio:

Um candidato que possui tatuagens pode ser impedido de prosseguir no concurso para as polícias?

Eis um tema sempre presente nos concursos, seja da Polícia Militar, Polícia Civil e Federal. É que muitos editais de concurso expressamente proíbem que seus policiais possuam qualquer tipo de tatuagem. Exemplo: Edital do Concurso PM/PI/03:

"3.3.4.Os candidatos que ostentarem tatuagem serão submetidos àavaliação, na qual serão observados os seguintes critérios:

a) a tatuagem não poderá atentar contra a moral e os bons costumes;

b) deverá ser de pequenas dimensões, sendo vedado cobrir regiões ou membros do corpo em sua totalidade;

c) não poderá estar em local visível quando utilizado uniforme de treinamento físico ou os uniformes específicos usados na Polícia Militar."

Recentemente, ainda neste mês de março de 2007, o TJMG decidiu que:

"A restrição constante do edital pertinente ao uso de tatuagem é desprovida de razoabilidade. Não se discute que a Administração tem a prerrogativa de estabelecer condições para o ingresso de servidores em seus quadros, no entanto, tais condições, a meu ver, têm que ser objetivas e não podem estabelecer nenhuma forma de discriminação dos candidatos.

Não há como afirmar que a tatuagem da agravada interfira de forma significativa em sua saúde física e mental, ou que impeça o regular exercício das atividades do cargo. "

Veja a decisão na íntegra:

EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO - ANTECIPAÇÃO DE TUTELA - PODER PÚBLICO - PRESENÇA DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DEFERIMENTO - ADMISSIBILIDADE - CONCURSO PÚBLICO - CANDIDATO PORTADOR DE TATUAGEM - CONTRA-INDICAÇÃO - RESTRIÇÃO DESPROVIDA DE RAZOABILIDADE - DISCRIMINAÇÃO INJUSTIFICÁVEL - MANUTENÇÃO DA DECISÃO QUE CONCEDE A TUTELA ANTECIPADA.

AGRAVO N° 1.0024.06.215503-1/001 - COMARCA DE BELO HORIZONTE - AGRAVANTE(S): ESTADO MINAS GERAIS - AGRAVADO(A)(S): SAMARA DIAS TÓTARO - RELATOR: EXMO. SR. DES. AUDEBERT DELAGE

ACÓRDÃO

Vistos etc., acorda, em Turma, a 4ª CÂMARA CÍVEL do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, incorporando neste o relatório de fls., na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigráficas, à unanimidade de votos, EM NEGAR PROVIMENTO.

Belo Horizonte, 08 de março de 2007.

DES. AUDEBERT DELAGE - Relator

NOTAS TAQUIGRÁFICAS

O SR. DES. AUDEBERT DELAGE:

VOTO

O Estado de Minas Gerais agrava da r. decisão de fl. 173/176 que, em autos ação anulatória contra si ajuizada, deferiu a tutela antecipada, então pleiteada pela agravada, para o fim de determinar que a mesma pudesse prosseguir nos exames subseqüentes do Concurso Público para provimento do Cargo de 2º Tenente do Quadro de Oficiais da Saúde da Polícia Militar de Minas Gerais, podendo, se aprovada, matricular-se, freqüentar, formar e ser promovida, em igualdade de condições com os demais candidatos, até o julgamento do mérito.

Busca a reforma da decisão argumentando, em síntese, que estariam ausentes os requisitos necessários à concessão da tutela antecipada. Afirma que não bastaria ao candidato a sanidade física e mental exigida, sendo necessário também que o mesmo atenda as condições basilares para o exercício do cargo e o uso de tatuagem caracterizaria uma incompatibilidade. Alega a necessidade de dilação probatória, com amplo contraditório. Aduz que a Administração seria livre para estabelecer as bases do processo seletivo, bem como os critérios objetivos a serem utilizados nessa seleção. Bate-se pela inexistência de ofensa aos princípios constitucionais da legalidade ou razoabilidade, uma vez que teria constado no edital todo o procedimento a ser adotado para a admissão no respectivo cargo. Sustenta, ainda, a inadmissibilidade da tutela antecipada contra a Fazenda Pública face ao art. 475, I do CPC, bem como a Lei 9.494/97. Formula pedido de atribuição de efeito suspensivo ao recurso.

Por ocasião do plantão de fim de semana/feriados (fl. 180), o em. Des. Manuel Saramago houve por bem não apreciar o pedido de atribuição de efeito suspensivo ao recurso (fl. 183). Redistribuídos, vieram-me os autos conclusos.

Por meio da decisão de fls. 188/189, conheceu-se do recurso e foi indeferida a suspensão dos efeitos da decisão agravada.

A agravada apresentou resposta às fls. 194/204.

O MM. Juiz de primeiro grau prestou informações às fls. 206/207.

A douta Procuradoria de Justiça, com vista dos autos, manifestou-se, à fl. 212, pela desnecessidade de intervenção ministerial no feito.

Na presente hipótese, tenho que não merece acolhida a tese recursal. É que, quando da prolação da decisão recorrida, encontravam-se presentes os requisitos exigidos para que se antecipassem os efeitos da tutela pretendida pela recorrida em primeiro grau.

Inicialmente, registro que a impossibilidade de concessão da antecipação de tutela contra a Fazenda Pública não pode ser interpretada em caráter absoluto. Tenho entendimento no sentido de que, uma vez presentes os requisitos da verossimilhança das alegações e do risco de dano irreparável, mostra-se admissível, em situação excepcional, como é o caso, a concessão.

O resultado imediato da tutela antecipada deferida é a preservação do direito da agravada em continuar participando do certame, sendo que a remuneração do curso não caracteriza, a meu sentir, a medida como irreversível.

O artigo 273 do Código de Processo Civil exige a demonstração inequívoca que gere o juízo de verossimilhança das alegações e, ainda, o fundado receio de que o deferimento da medida apenas ao final possa causar dano irreparável ou de difícil reparação. A antecipação de tutela, como medida provisória que é, está adstrita às provas carreadas aos autos e seu exame, no caso, nos permite concluir pela existência dos requisitos necessários ao seu deferimento.

Verifica-se que a candidata, ora recorrida, foi excluída do certame por ser portadora de tatuagem em local visível, na região cervical posterior, nos termos do item 9, grupo XI, anexo E da Resolução nº 3.692/02.

A restrição constante do edital pertinente ao uso de tatuagem é desprovida de razoabilidade. Não se discute que a Administração tem a prerrogativa de estabelecer condições para o ingresso de servidores em seus quadros, no entanto, tais condições, a meu ver, têm que ser objetivas e não podem estabelecer nenhuma forma de discriminação dos candidatos.

Não há como afirmar que a tatuagem da agravada interfira de forma significativa em sua saúde física e mental, ou que impeça o regular exercício das atividades do cargo.

Além disso, o perigo de dano mostra-se patente, já que com o concurso ainda em andamento, a não concessão da medida pleiteada impediria a candidata de participar das demais etapas.

Nesse sentido é a jurisprudência deste egrégio Tribunal:

"EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO - AÇÃO ORDINÁRIA - TUTELA ANTECIPADA CONTRA A FAZENDA PÚBLICA - POSSIBILIDADE - CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA PÚBLICA DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS - CANDIDATO PORTADOR DE TATUAGEM E "PÉS PLANOS" - SANIDADE FÍSICA E MENTAL - ARTIGO 273 DO CPC - VEROSSIMILHANÇA - REQUISITOS PRESENTES - TUTELA MANTIDA. A antecipação de tutela em desfavor da Fazenda Pública é possível, desde que não se trate de hipótese prevista na Lei n. 9.494/97. Não compromete a reversibilidade da medida a concessão de tutela antecipatória que objetiva autorizar candidato a participar das demais fases do concurso e, se aprovado, participar do CTPS. É necessário, para a concessão da tutela antecipada, além dos requisitos inerentes à medida cautelar, também o convencimento do julgador acerca da verossimilhança da alegação, com base em prova inequívoca constante dos autos. Em princípio, a reprovação de candidato, nos exames preliminares de saúde, em concurso para ingresso na PMMG, sob o fundamento de apresentar tatuagem e "pés planos", parece, em tese, ferir o princípio da razoabilidade, uma vez que tais fatores, por si só, não comprometem a saúde física ou mental do candidato". (Agravo de Instrumento 1.0024.06.995375-0/001 - Comarca de Belo Horizonte - Agravante (s): Estado de Minas Gerais - Agravado (s): Adriano Santos Rodrigues de Souza - Relator: Exmo. Sr. Des. Armando Freire.

"EMENTA: AGRAVO. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. PODER PÚBLICO. ADMISSIBILIDADE. Uma vez presentes os requisitos da verossimilhança das alegações e do risco de dano irreparável, admissível, sim, em situação excepcional, a concessão da tutela antecipada em face do Poder Público. Agravo de Instrumento desprovido". (Agravo de Instrumento 1.0024.06.990686-5/001 - Comarca de Belo Horizonte - Agravante (s): Estado de Minas Gerais - Agravado (s): Cristian Santos Silvestre - Relator: Exmo. Sr. Des. Nilson Reis.

Ante tais considerações, nego provimento ao recurso.

Custas ex lege.

O SR. DES. MOREIRA DINIZ:

VOTO

De acordo.

O SR. DES. DÁRCIO LOPARDI MENDES:

VOTO

Trata-se de agravo de instrumento interposto contra decisão proferida pelo MM. Juiz de Direito da 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, que deferiu a tutela antecipada pleiteada pela ora agravada, para determinar seu prosseguimento nos exames do concurso público para provimento do cargo de 2º Tenente do quadro de oficiais da saúde da Polícia Militar de Minas Gerais.

Em suas razões o agravante alega que não estão presentes os requisitos para concessão da tutela antecipada, bem como assevera que a tatuagem caracteriza uma incompatibilidade para o exercício do cargo.

Destaca que a administração é livre para estabelecer as bases do processo de seleção.

A agravada apresentou resposta às f. 194/204.

Analisando a questão controvertida nos autos, acompanho o relator para manter a decisão agravada, ante a presença dos requisitos do art. 273 do CPC, uma vez que tal medida garante à agravada a possibilidade de continuar participando do certame.

Além disso, cumpre ressaltar que cabe a antecipação de tutela contra o Poder Público, exceto quando tenha como objeto pagamento ou incorporação de vencimentos ou vantagens a servidor público, o que não é o caso em comento.

Certo é que cabe à Administração Pública estabelecer critérios regentes para os certames públicos, de forma a selecionar candidatos habilitados para exercer as mais diversas funções, preenchidas as exigências necessárias para tanto.

Todavia, tais critérios de avaliação devem ser pautados por uma total objetividade, tornando possível a aferição da legalidade da realização dos testes, sob pena de invalidar o ato que classificar ou desclassificar o candidato.

Nessa seara, cite-se o ensinamento de Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro, 24ª edição, Editora Malheiros, pp. 388. 389:

"Os concursos não têm forma ou procedimento estabelecido na Constituição, mas é de toda conveniência que sejam precedidos de uma regulamentação legal ou administrativa, amplamente divulgada, para que os candidatos se inteirem de suas bases e matérias exigidas. Como atos administrativos, devem ser realizados através de bancas ou comissões examinadoras, regularmente constituídas com elementos capazes e idôneos dos quadros do funcionalismo ou não, e co recurso para órgãos superiores, visto que o regime democrático é contrário a decisões únicas, soberanas e irrecorríveis. De qualquer forma, caberá sempre reapreciação judicial do resultado dos concursos, limitada ao aspecto da legalidade da constituição das bancas ou comissões examinadoras, dos critérios adotados para o julgamento e classificação dos candidatos. Isso porque nenhuma lesão ou ameaça a direito individual poderá ser excluída da apreciação do Poder Judiciário (CF, art. 5º, XXXV).

(...) A Administração é livre para esclarecer as bases do concurso e os critérios de julgamento, desde que o faça com igualdade para todos os candidatos, tendo, ainda, o poder de, a todo tempo, alterar as condições e requisitos de admissão dos concorrentes, para melhor atendimento do interesse público. Não obstante, a exclusão ou reprovação com base em critério subjetivo, como a avaliação sigilosa de conduta do candidato, é ilegal se ocorrer sem motivação."

Assim, não obstante seja incabível que o Poder Judiciário interfira no mérito administrativo, deve, outrossim, analisar se o ato foi realizado sob o amparo dos princípios da legalidade, da razoabilidade, da impessoalidade, da proporcionalidade e da isonomia.

Isso porque, o acesso aos cargos públicos, por meio da realização de concursos, deve ser feito de forma a garantir tratamento isonômico aos candidatos, sendo possível apenas exigências pertinentes ao bom desempenho das funções, desde que feitas de forma não discriminatória e equânime a todos os aspirantes à vaga.

Apesar de o ato administrativo gozar da presunção de legitimidade, tal atributo somente prevalece quando o ato preserva na sua realização, os princípios que regem a atividade administrativa.

Nesse sentido, não se discute a importância da realização do exame médico para cargos afeitos à atividade policial, visto que seu exercício exige agentes preparados fisicamente e emocionalmente.

Também não se questiona a constitucionalidade da realização desta modalidade de avaliação, desde que pautada por critérios objetivos e legais, assim como a previsão, no âmbito específico da Polícia Militar de Minas Gerais, de realização de exame psicotécnico para o preenchimento de seus cargos.

Nesse sentido, o parágrafo único do artigo 5º, da Lei 5.301/69, acrescentado pelo artigo 2º, da Lei Complementar nº 50, de 13.01.1998, estabelece de forma ampla:

O preenchimento dos requisitos previstos nos números 5 e 6 da alínea "a" do inciso III será comprovado por meio de exames médico-laboratoriais, psicológicos e de capacitação intelectual e física perante a Junta Militar de Saúde e a Comissão de Avaliadores, integrada por oficiais psicólogos.

Todavia, no presente caso, assim como o ilustre relator, tenho que a restrição feita pelo edital, não condizem com a intenção do legislador, pois a inaptidão destacada pelo exame médico em nada impede o exercício do policial militar, além de ser discriminatória.

Conforme se percebe dos termos do edital, a tatuagem foi previsto para critério de desclassificação, no anexo G, grupo XI, item 9, o qual transcrevemos:

GRUPO XI: DOENÇAS E ALTERAÇÕES DA PELE, SUBCUTÂNEO E ANEXOS

9. tatuagem em locais visíveis, estando o candidato com qualquer tipo de uniforme, conforme previsto mo RUIPM - R -123, em qualquer parte do corpo.

Percebe-se, pois, que o edital extrapola e fere a Lei 5.301/69, bem como o princípio da razoabilidade, pois restringe de uma forma discriminatória os candidatos que possuem tatuagem.

Na verdade a tatuagem não é uma doença de pele ou subcutânea, mas tão-somente uma opção do indivíduo, devendo ser causa de desclassificação do candidato somente quando o exponha ao ridículo, ou quando comprometer a idoneidade do serviço público.

É claro que se essa opção prejudicar o serviço público ou for incompatível com a função exercida, ela pode ser causa de desclassificação de um candidato, mas essa não é a situação em tela.

Ao definir mencionado princípio, José dos Santos Carvalho Filho ensina:

(...) o princípio da razoabilidade tem que ser observado pela Administração à medida que sua conduta se apresenta dentro dos padrões normais de aceitabilidade. Se atuar fora desses padrões, algum vício estará, sem dúvida, contaminado o comportamento estatal. ("Manual de Direito Administrativo", 15ª edição, Editora Lúmen Júris, Rio de Janeiro, 2006, p. 28).

Nesse sentido, pertinente citar o seguinte julgado deste Egrégio Tribunal de Justiça:

"APELAÇÃO CÍVEL - MANDADO DE SEGURANÇA - CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO NA POLÍCIA MILITAR - EXAME MÉDICO - REPROVAÇÃO - TATUAGEM - RESOLUÇÃO QUE EXTRAPOLA A LEI - SENTENÇA MANTIDA. A Resolução nº 3.692/02, desrespeita os limites da Lei 5.301/69, estabelecendo como hipótese de contra-indicação o simples fato de possuir tatuagem local visível, sem a devida apuração pela junta militar de saúde da capacidade física e mental do candidato, por meio de exames próprios previstos no Parágrafo único, do artigo 5º, da referida Lei." (Apelação Cível nº 1.0024.03.185837-6, Desembargador Edílson Fernandes)

Ademais, insta ressaltar que a exigência aleatória e discriminatória de um certame, além de ferir o princípio da razoabilidade, choca-se também com o da igualdade entre os candidatos.

Isso posto, em consonância com o voto do ilustre relator, nego provimento ao agravo para manter a r. decisão agravada.

Apelante isento de custas, por força de lei.

SÚMULA : NEGARAM PROVIMENTO.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

AGRAVO Nº 1.0024.06.215503-1/001

O site Consultor Jurídico, em outra oportunidade, noticiou decisão do TJMG no mesmo sentido:

Marcado na pele


Tatuagem não pode excluir candidato de concurso da PM

Candidato para cargo na Polícia Militar não pode ser desclassificado dos testes simplesmente pelo fato de ter tatuagens. Este é o entendimento da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que acatou apelação de concorrente eliminado de concurso por ser tatuado. A Câmara determinou que, no próximo concurso público do corpo de bombeiros, o candidato ingresse a partir do teste de capacitação física, etapa na qual foi eliminado.

Para o relator do processo, desembargador Duarte de Paula, o fato de o candidato ter tatuagens em seu corpo não é justificativa plausível para sua reprovação no exame médico, já que elas não o impedem de exercer as atividades exigidas pelo cargo.

Segundo candidato, após ter sido aprovado nos testes escritos no concurso para cargos no corpo de bombeiros, ele foi desclassificado na etapa seguinte, o exame médico, unicamente pelo fato de possuir tatuagens. Ele alegou que a sua eliminação seria ilegal, pois a Lei 5.301/69 (Estatuto da Polícia Militar de Minas Gerais) exige somente que o candidato demonstre ter sanidade física.

A Polícia Militar defendeu que a Lei 5.301/69 foi regulamentada pela Resolução 112/03, que estabelece que a tatuagem em locais visíveis é considerada fator de contra-indicação para a admissão no corpo de bombeiros.

No entanto, os desembargadores entenderam que, ao classificar a tatuagem como um fator incapacitante, que possa excluir o candidato do concurso, a Resolução 112/03 extrapola os objetivos da Lei 5.301/69, que somente pretende que os candidatos a cargos na PM possuam capacidade física para o exercício de suas funções.

Processo 1.0024.04.373264-3/002

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 23 de janeiro de 2006

História da Tatuagem no Brasil

No Brasil, o precursor da tatuagem moderna foi um cidadão dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen. Ele ficou conhecido como Mr. Tattoo, ou apenas Lucky.

O dinamarquês chegou no país em 1959 e morou em Santos, no litoral paulista. Manteve-se financeiramente utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional.

Lucky teve grande importância no mundo da tatuagem nacional. Os tatuadores associam a ele a chegada da tatuagem no Brasil, assim como a sua populariação e, por isso, dizem que por mais imperfeita que seja a tatuagem de Lucky, ela vale muito. Ele foi notícia em vários jornais nacionais, e em 1975 foi personagem de uma matéria do jornal “O Globo” que o nomeou como único tatuador profissional da América do Sul.

Seu óbito foi noticia no Jornal de Santos (”A Tribuna”) no dia 18 de dezembro de 1983. Durante alguns anos o dinamarquês continuou sendo o único tatuador profissional do continente, até que com o tempo os seus seguidores foram surgindo herdando dele as técnicas e a arte de fazer tatuagem.

Apesar da sua história, a tatuagem foi inventada várias vezes e não possui uma origem determinada em algum lugar ou pessoa. A tatuagem surgiu em todos os continentes, com diferentes intenções, motivos, técnicas e resultados.

TATUAGEM EM PELE NEGRA

Peles negras e brancas possuem o mesmo número de células que produzem a melanina, os melanócitos. O que muda é a quantidade da pigmentação. Por ter mais melanina, a pele negra é mais resistente. Outra característica da pele negra é a tendência à formação de quelóides na cicatrização. “Quelóide é uma cicatriz que ultrapassa o limite da ferida. É grossa, acentuada e dolorida”.

A tatuagem não tem contra-indicação, mas por se tratar de um acessório definitivo, é preciso levar em consideração as diferentes características da epiderme, principalmente a concentração de melanina, para não comprometer a aparência. Quem tem pele escura deve tomar cuidado redobrado ao escolher o desenho, cores e região em que pretende fazer a tatuagem.

A princípio, não existe diferença quanto à aplicação da tatuagem em peles escuras ou claras. Mas algumas orientações podem fazer com que a tattoo ganhe maior definição e visibilidade na pele negra.

Desenhos coloridos, por exemplo, devem ser evitados devido à grande concentração de pigmento na epiderme. O preto e as tonalidades intermediárias ficam muito bem. Pode até usar colorido, mas com o tempo, o pigmento começa a desbotar. Quanto mais escura a pele, mais difícil o destaque da cor.

A Cor Branca ao contrario do que muitos pensam , não é o ideal para fazer tatuagens em peles negras, é de difícil aplicação e serve apenas para brilhos e efeitos.

Outra dica é escolher as regiões mais claras do corpo e que ficam menos expostas ao sol.

Apesar de estarem menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV, as peles negras também devem ser diariamente protegidas com o uso de filtros solares, pois previnem a formação de manchas. A pele ressecada demora ainda mais para cicatrizar. É importante também usar sabonete antiséptico antes e depois da aplicação da tatuagem.

Outra orientação é relativa a escolha do desenho (desenhos com poucos detalhes, proporcionam tatuagens mais definidas).

Na hora de fazer sua tattoo, o profissional, deverá ter bons materiais e experiência para te indicar todos os procedimentos para sua tatuagem sair bem legal.