sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sete dicas contra o estresse




O ano só está terminando,  e mesmo que tivesse passado, sempre é tempo para mudar algumas “coisinhas” no dia-a-dia para melhorar a qualidade de vida, evitar o estresse e o desgaste desnecessário.


- Pessoas estressadas acumulam muita tensão nos ombros. Para se livrar do desconforto, eleve os dois ombros ao mesmo tempo até a altura do queixo e solte. Esse movimento tem o apelido de “To nem aí”. Repita cinco vezes, pelo menos três vezes ao dia. (Dr. Lafayette Lage, ortopedista)
- Para se livrar da tensão e, conseqüentemente, do cansaço na vista, estabeleça pausas durante a leitura ou o uso do computador e pisque durante meio minuto seguidamente. (Dr. Renato Neves, diretor Eye Care Hospital de Olhos)
- Caminhar três vezes por semana, durante trinta minutos, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e garante maior bem-estar geral. Faz bem ao coração, ao corpo e à mente. (Dr. Alexandre Santos, cardiologista do Hospital Santa Paula)
- Quando o nível de estresse estiver alto, beba muita água. Além de garantir a hidratação ideal, só o fato de desviar os pensamentos para buscar a água incentivará a mente a ‘mudar de assunto’. A pele também agradece. (Dr. Robert Jan Bloch, cirurgião plástico)
- Cuide do sorriso e procure sorrir sempre. Pessoas bem-humoradas têm maior capacidade de armazenar energia, cultivam mais amigos e suportam melhor as tensões. (Dr. Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care)
-Encare a crise da meia-idade como mais uma possibilidade de crescimento pessoal, de dar uma “virada” profissional e afetiva. Se seu parceiro está passando por isso, aceite a situação como algo natural do processo de amadurecimento masculino e, talvez, conjugal. Exponha suas opiniões com serenidade e aproveite você também para definir a qualidade de vida que quer para si de agora em diante. (Prof. Luiz Gonzaga Leite, psicólogo do Hospital Santa Paula)
- O Carnaval já está aí e não há muito a fazer se você não está contente com alguma parte do corpo. Logo depois, entretanto, é um bom momento para ficar com a barriga sequinha e se livrar de algumas rugas. Lembre-se de que a maioria dos procedimentos cirúrgicos requer algum descanso pós-operatório e que o paciente fique longe do sol. (Dr. Fabrício Torres, cirurgião plástico)

Nenhum comentário: