quinta-feira, 10 de junho de 2010

O que são Ínguas?

Alguns clientes nos após alguns dias de terem feito algum trabalho com a gente (tatuagem, piercing ou maquilagem definitiva) procuram nos questionando sobre o aparecimento de caroços, que são denominadas ínguas geralmente ocorre na região da axila, virilha, pescoço entre outros, entenda um pouco mais o que é na verdade a íngua:

Quem nunca teve um carocinho que foi logo classificado por um parente ou conhecido como sendo uma íngua? Mas você sabe o que é íngua, o que fazer para que ela desapareça e quando deve se preocupar com ela?
Antes de saber o que é uma íngua, é preciso entender o que é um linfonodo (ou gânglio linfático). Os linfonodos fazem parte do sistema de defesa de nosso organismo. Eles estão espalhados por todo o corpo e são ligados por vasos linfáticos, por onde circula um líquido chamado linfa. Todo este sistema é bastante semelhante ao sistema circulatório, com suas veias, artérias e o sangue. Os linfonodos possuem linfócitos, células que ajudam a eliminar vírus e bactérias que estejam circulando pelo corpo.
Quando estes microorganismos estão presentes, os linfonodos aumentam a produção de linfócitos, principalmente na região próxima à infecção. Esta atividade aumentada faz com que aconteça também um aumento do tamanho do linfonodo. Esta é a íngua!
A íngua é percebida como um carocinho, uma bolinha, de contornos bem definidos e que parece solta sob a pele. Ela pode aparecer mesmo quando você acha que não tem nenhuma infecção, pois os linfócitos começam a atuar logo que os microorganismos chegam ao organismo, tentando evitar que consigam se proliferar e dar início a uma doença. Ou seja, mesmo que você não tenha febre, tosse, dor, ainda assim uma infecção pode estar se instalando, e isso justifica a presença da íngua. As ínguas podem surgir em várias partes do corpo. As mais frequentes são no pescoço, as axilas e na virilha.
Não é necessário nenhum tratamento específico para a íngua. Como ela representa, em geral, uma resposta do organismo no combate a uma infecção, tão logo essa infecção seja curada, a íngua “desaparece”, com o gânglio retornando ao tamanho normal.
Em alguns casos, porém, a íngua pode ser sinal de um problema mais sério. Os linfonodos podem ficar aumentados também na presença de câncer. O tumor encontrado no gânglio linfático é chamado de linfoma (o tipo de câncer que a Ministra Dilma Roussef anunciou ter eliminado com uma cirurgia há poucas semanas.
Existem algumas diferenças entre a íngua comum e o linfonodo aumentado em consequência de um câncer. A região ao redor de uma íngua comum geralmente fica dolorida, avermelhada e mais quente que a pele ao redor. No linfoma, estes sintomas não estão presentes, e o nódulo não diminui de tamanho, aumentando com o passar do tempo.
Se você estiver com uma íngua, sem dor, sem infecção e ela continuar aumentando depois de alguns dias, procure um médico para o diagnóstico correto.

2 comentários:

Gabyrhcp15 disse...

Olá! Ótimo post, foi uma explicação bem legal. Então, eu pus um transversal na orelha há um pouco mais de dois meses e na parte de cima da orelha ele está bem inchado e apareceu alguns carocinhos q eu acredito q sejam ínguas... Se for uma infecção, eu devo tirar o piercing ou deixá-lo? E como posso curar? Ouvir dizer q salmoura morna é bom para qdo está inflamado, é vdd? Pf, qdo puder responda, enho mto medo de ser algo mais grave, obg!

Leiriene disse...

Fiz uma tattoo na coxa e parece que surgiu essa tal de íngua esta dolorida. Quando tempo mais ou menos para sumir e parar de doer?