terça-feira, 1 de junho de 2010

TATUAGEM EM PELE NEGRA

Peles negras e brancas possuem o mesmo número de células que produzem a melanina, os melanócitos. O que muda é a quantidade da pigmentação. Por ter mais melanina, a pele negra é mais resistente. Outra característica da pele negra é a tendência à formação de quelóides na cicatrização. “Quelóide é uma cicatriz que ultrapassa o limite da ferida. É grossa, acentuada e dolorida”.

A tatuagem não tem contra-indicação, mas por se tratar de um acessório definitivo, é preciso levar em consideração as diferentes características da epiderme, principalmente a concentração de melanina, para não comprometer a aparência. Quem tem pele escura deve tomar cuidado redobrado ao escolher o desenho, cores e região em que pretende fazer a tatuagem.

A princípio, não existe diferença quanto à aplicação da tatuagem em peles escuras ou claras. Mas algumas orientações podem fazer com que a tattoo ganhe maior definição e visibilidade na pele negra.

Desenhos coloridos, por exemplo, devem ser evitados devido à grande concentração de pigmento na epiderme. O preto e as tonalidades intermediárias ficam muito bem. Pode até usar colorido, mas com o tempo, o pigmento começa a desbotar. Quanto mais escura a pele, mais difícil o destaque da cor.

A Cor Branca ao contrario do que muitos pensam , não é o ideal para fazer tatuagens em peles negras, é de difícil aplicação e serve apenas para brilhos e efeitos.

Outra dica é escolher as regiões mais claras do corpo e que ficam menos expostas ao sol.

Apesar de estarem menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV, as peles negras também devem ser diariamente protegidas com o uso de filtros solares, pois previnem a formação de manchas. A pele ressecada demora ainda mais para cicatrizar. É importante também usar sabonete antiséptico antes e depois da aplicação da tatuagem.

Outra orientação é relativa a escolha do desenho (desenhos com poucos detalhes, proporcionam tatuagens mais definidas).

Na hora de fazer sua tattoo, o profissional, deverá ter bons materiais e experiência para te indicar todos os procedimentos para sua tatuagem sair bem legal.

Nenhum comentário: