sábado, 14 de agosto de 2010

Mais significados de Tatuagem

SIGNIFICADOS DE TATUAGENS
Entre as pessoas que se tatuam, existem ainda as místicas que acreditam que certos desenhos lhe conferem proteção mágica.
Outras usam a tatuagem como forma de protesto ou de patriotismo, de amizade ou amor. Há quem queira registrar eventos importantes - agradáveis ou não - a data da morte de alguém querido, a realização de um sonho. Peregrinos de todas as crenças costumam exibir no corpo lembranças de idas a cidades santas.
Com exceção das populações negras, que para se embelezar produziam cicatrizes no corpo e no rosto, a tatuagem tem sido praticada em todo o planeta. "Não há nação que não conheça esse fenômeno", escreveu Charles Darwin, o pai da teoria evolucionista.
Autores clássicos referem-se ao uso de tatuagem entre os gregos, germânicos e bretões. Já os romanos tatuavam seus escravos e os criminosos.
Os nazistas repetiriam a prática da tatuagem como castigo.
Marcavam a pele dos judeus tanto para controlá-los como para ofender a crença judaica que proíbe a tatuagem. Como os marinheiros da era pós-capitão Cook, que se tatuavam como prova de suas andanças pelo mundo e também como sinal de valentia, ainda hoje existem pessoas que se tatuam para produzir temos aos adversários.
Maurício Daugirdas revela que perdeu a conta das vezes em que deparou com valentóes que pediam tatuagens caregadas de mensagens ameaçadoras.
No estúdio, porém, diante de simples agulhas, muitos tremeram. "Já vi homens de 2 metros de altura que, suando frio de nervosismo, chegaram a desmaiar no primeiro sinal de sangue."



Estilos de Tatuagens

· Tradicional: mais conhecida como tatoo de marinheiro. São aqueles desenhos que todo mundo está cansado de ver, como uma âncora ou uma gaivota. Os marinheiros foram os grandes divulgadores da tattoo pelo mundo.
· Sumi: técnica oriental de tatuar usando bambu. Dói muito, mais do que as feitas com agulhas. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.
· Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.
· Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.
· Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos. Altamente coloridas.
· Belfaro Pigmentação: a maquiagem definitiva, como delineado, batom, etc.
· Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.
· Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.
· Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.
· Psicodélicas: trabalhos supercoloridos com desenhos totalmente malucos.
· Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.
· Bold line: desenhos das Comics e HQs com traços bem largos e cores berrantes.
· Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.



Significados de desenhos de tatuagens

Âncora Para os vickings e outros viajantes dos mares, uma âncora simboliza segurança, um abrigo seguro, o caminho de volta para casa após saques e roubos. Os primeiros cristãos adotaram o símbolo e o viam como a representação da salvação e da esperança.

Anjos Inspiração divina. Mensagem do seu "protetor" superior. Proteção

Maçã Com associação a história Bíblica de Adão e Eva, a maçã se tornou o primeiro símbolo dos desejos da carne, e também uma busca a sabedoria

Flecha Na Mitologia Grega e Romana, as flechas são usadas para simbolizar os raios solares e representar as mensagens dos Deuses a respeito do seu inevitável destino.

Machado O machado sozinho, simboliza o triunfo da justiça sobre a força. O machado duplo surgiu primeiramente na mitologia de Creta e simbolizava sua boa vontade em ver como você realmente é. Os cretanos eram de uma sociedade que exaltava os deuses. O machado duplo também foi adotado pelas feministas

Morcego Na Mitologia Oriental, ele representa felicidade e longa vida. No oeste, mistério, o lado escuro da vida, a habilidade de ver a verdade e de transformar a si próprio.

Urso Usualmente mostrado nas mitolgias como a representação do homem não civilizado. Na maioria das lendas nativas americanas, o urso tem um imenso poder de fazer tanto o bem quanto o mal.
Búfalo Na Mitologia Nativo Americana, o búfalo significa abundância

Abelha No Egito antigo, a abelha simbolizava indústria e fartura. Por causa das abelhas subirem ao céu, elas represemtam a alma, tanto na mitologia grega quanto na tradição muçulmana

Pássaro Toda criatura que possue asas simboliza um tipo de jornada espiritual. Pássaros geralmente representam liberdade: deixando para trás uma má relação ou situação. Cada cor de um pássaro também tem sua função como símbolo: preto geralmente significa azar, vermelho é sucesso, azul é cura ou mensagens, amarelo é boa sorte e branco é paz

Mordida Imagens mostrando dentes, ou no caso das tatuagens, o popular desenho de "pele rasgada", simboliza um forte impulso de falar a verdade

Sangue Em todas as culturas, o sangue simboliza vida e/ou sacrifício.

Javali O javali selvagem simboliza sexo em estado natural (cru) e uma natureza rebelde. Nas lendas celtas, o javali era um dos animais sagrados, mas ainda representa sexo e força de vontade.

Ossos Por razões óbvias, ossos representam fundações (base) e reistência (capacidade de suportar).

Touro O touro representa tanto o céu quanto a terra, a lua e o sol. A associação com o poder lunar é a crença mais antiga (os chifres lembram a lua crescente). O touro também representa fertilidade, poder e coragem.

Borboleta Na China, ela representa alegria e felicidade no casamento.

Cruz Nas culturas pagãs, a cruz representa o equilíbrio da natureza, no Cristianismo, representa o amor.

Águia Associado com os Deuses de poder e guerra. Também era associados ao culto ao Sol. Os romanos acreditavam que elas voavam mais alto que qualquer outro pássaro e as chamavam de pássaro tempestade e fizeram sagradas júpiter.A águia é provavelmente o pássaro mais importante na religião Nativo Americana. Sempre foi vista um pássaro de grande poder e sabedoria.

Lua As fases da Lua sempre fascinaram o ser humano. Primeiramente um símbolo feminino (existem algumas deusas da lua na Mitologia). A Lua representa renascimento, regeneração e poderes mentais.

Rosa Esta flor simboliza perfeição no romance. É sagrada para Vênus, deusa do amor. A cor da rosa interfere no seu significado: branco é pureza, vermelha é paixão, rosa é amor saudável, amarela é comunicação, azul é o desejo de atingir o impossível e dourada simboliza a conquista de objetos.

Esqueleto Um símbolo da morte, mas também pode significar crença na vida após a morte se o desenho estiver em posição de "vida".

Castelo Simboliza proteção. Quando você sonha com um castelo, significa que você deve olhar para si mesmo para as respostas para os seus problemas.

Gato Os gatos sempre fascinaram os homens através dos anos da história. Eles são criaturas lunares, e estão associados a mágicas, proteção da casa e mulheres. Eles também representam a conciliação dos opostos: a pele macia e as garras afiadas.

Corrente Quando intactas simbolizam vínculo com a família ou religião. Quando quebradas, estas simbolizam liberdade do aprisionamento ou superação de um vício.

Sapo No Egito Antigo centenas de sapos correndo pelos campos era o primeiro sinal que o Rio Nilo iria transbordar; então eles são associados a novos começos e fertilidade.

Mantra Sílaba Sagrada, mística: emblema da Divindade. O símbolo da eternidade, o ínicio e o fim do universo. É o mais sagrado dos mantras orientais.



A Simbologia na Tatuagem Japonesa

Quando alguém se dispõe a fazer uma tatuagem deve estudar a simbologia das figuras que vão compor o Universo da mesma. As clássicas retratam , a flora, a fauna, motivos religiosos, figuras heróicas, etc. todos elas têm o seu significado. Não é a figura que representa um ideal mas sim a conjugação das mesmas. Quem as desconhece sujeita-se a colocar quer ideogramas ( letras japonesas ou chinesas que têm o nome de Kanji ) dragões, carpas, ou mesmo demónios o que deturpa o significado das mesmas. Isso não é uma Irezumi verdadeira.
Os Yakusas por exemplo utilizam os símbolos que expressam beleza, sorte, coragem mas apenas para os seus, não em relacção ao Homem, ao Universo, eles alteram o aspecto das figuras para demonstrarem o seu desprezo pela sociedade. A sua utilização fez com que se perdesse o ideal de pureza das Irezumi.

Símbolos e Significados

Flora
Peónia - riqueza e fortuna;
Crisântemo - firmeza e determinação;
Sakura/flor de cerejeira - tudo aquilo é passageiro mas profundo, como a brevidade da vida. Os
Samurais adoptaram-na como insígnia pessoal indicando que podiam morrer em batalha no dia seguinte devendo fazer bom uso de cada momento da vida;


Animais
Leão - o guardião contra as forças malévolas;
Tigre - pensa-se ser só porque a maioria dos heróis de Suikoden os tinham tatuados nas costas.
Carpa - a força física e do caráter, por norma desenhada a subir o rio;
Dragão - vários significados, dependendo da cor e atitude física. São os símbolos extremados das características humanas, como amor e ódio, simplicidade e arrogância.


Religiosos
Fudo Myoo/ O Imutável - Deus da vontade inabalável, representa a firmeza dos ideais. Este Deus reprsenta-se sentado num pedra que arde nas portas do Inferno e protege a humanidade contra os ataques do mal - Todos os samurasi retratam este Deus numa qualquer arte durante um afase da sua vida;
Kannon /Deusa da misericórdia - Deusa da misericórdia e da benevolência, da compaixão e da piedade suprema, que a todos vê, a todos escuta e a todos atende; salvadora dos tristes e dos infelizes; protectora das crianças; bondosa e piedosa são alguns dos símbolos e pedidos de protecção feitos a essa Deusa das tatuagens.


Tatuagem Maori
As Tatuagens para os Maoris têm um significado de status e da história da família e tribo. Tradicionalmente são feitas à partir da puberdade, e no rosto principalmente no queixo de mulheres e no braço dos homens. Algumas outras partes do corpo também são tatuadas, mas em pequena escala.
São desenhos original Maori de desenhistas da Nova Zelandia, não confunda tribal com Maori na arte maori os desenhos sempre possuem significado diferentemente dos desenhos tribais que na maioria das vezes são formas simetricas ou assimetricas sem qualquer significado.

Tatuagens de Borboletas


Fazer uma tatuagem exige uma pesquisa sobre o desenho escolhido. Acho interessante buscar o significado das tattoos. Claro que apesar das figuras possuirem um simbolismo universal, o real significado de uma tatuagem só o dono sabe.

Acho muito interessante as tatuagens de borboleta, ou butterfly tattoo.
As borboletas possuem vários significados. São o símbolo da liberdade, da transformação, transmutação, da delicadeza, suvidade e da beleza e são extremamente femininas
Não é a toa que livro Best-seller que virou filme, que trata da luta de um prisioneiro para escapar das prisão da ilha do Diabo, onde fora trancafiado injustamente, recebeu o nome de Pappilon. A mais majestosa das borboletas.
Tatuagens de borboletas, são para pessoas livres, que não admitem serem colocadas em cabresto, são para pessoas sensuais provocantes, e acima de tudo que se amam.
Dizem que as lésbicas preferem tatuagem de borboleta na nuca ou virilha. Dizem, mas não é um fato concreto.