domingo, 14 de fevereiro de 2010

INFLUÊNCIA DA MÍDIA E OS "PADRÕES DE BELEZA"

Alguém pode por favor me dizer quem é o filho da P*T@ que dita o tal do padrão?!
Quem foi esse escrotalhasso, pra eu pegar ele de galera e encher de porrada!?
Não, é serio, por favor, perdoem esse meu comportamento baixo nível, mas é que eu fico chocada com as coisas que vejo e leio diariamente. E o que me deixa ainda mais abismada é essa tal de famosidade influente. Onde só se é belo quando se é magro. Onde só se faz sucesso quando se é magro. Só vende discos quando se é magro. Só sai em revistas quando se é magro! Porque isso hein?
Não tem um gordinho que comece a carreira gordo, faça sucesso gordo e se mantenha gordo! Até o Faustão meu Deus, até o Fausto Silva, depois de décadas de gordice, de ter conquistado fama, sucesso, uma carreira sólida, família, dinheiro. Depois de ter se feito na vida gordo, resolveu que também quer entrar pra o clube dos magrinhos.
Se o motivo for saúde, ok, eu entendo. Uma dieta balanceada, exercícios físicos regularmente, acompanhamento medico, e tudo se resolve. Afinal já está mais do que comprovado que TODO gordo pode ser saudável se quiser, assim, como ser magro, não é sinonimo de saúde. Mas enfim, voltando, se os motivos forem esses, até dá pra tolerar uma certa perda de peso. Mas por estética? Pra seguir esse infeliz desse padrão? Pra fazer a vontade da pressão que o mundo exerce?!
Vou dar um outro exemplo que sempre me chama muito atenção, o André Marques, do Vídeo Show. O apresentador tem uma notável tendência a ser gordinho; É a tal da genética, da predestinação, sei lá. Mas o fato é que o André por mais que lute contra a balança (e luta) não consegue se manter no peso “ideal”. Mas ele é um gordinho charmoso, bonito, talentoso e que mesmo sendo gordinho, faz sucesso com a mulherada, então por que emagrecer? Simplesmente porque o programa recebe dezenas de cartas diariamente dizendo que não querem um apresentador gordo no programa. Fazendo piadinhas do tipo que ele toma a tela inteira, que ele é um “bundão” (literalmente), entre muitas outras coisas. Dá acreditar numa coisas dessas? Pois é, a primeira vista, eu também custei a acreditar. Mas é verdade. A pressão em torno dele foi tanta, que ele se meteu numa dieta rigorosíssima e conseguiu perder 20 kg. Passou se um tempo, e lá está ele, gordo de novo. E tenho certeza que mais cedo ou mais tarde, ele se mete numa roubada dessas novamente e volta a emagrecer. E tenho mais certeza ainda de que ele vai engordar tudo de novo. Porque ele é gordo, oras.




Mas a lista de celebridades vitimas dessa perseguição é interminável!
A atriz Priscila Fantin conta que no inicio da carreira ouvia o tempo todo burburinhos de que ela jamais serviria para fazer papel de protagonista em uma novela, porque ela estava fora do “padrão”. Bastou isso e pronto, deu corda e louca da Fantin também caiu na paranóia de emagrecer a qualquer custo. Não deve ser nada fácil viver com aquela vozinha na cabeça dizendo “ Se você não for magra, você nunca vai trabalhar! “ e deve ser mais difícil ainda se a vozinha na cabeça não for fruto da imaginação e tiver realmente pessoas em sua volta te dizendo que você PRECISA emagrecer! PRE-CI-SA!




Outro caso que me deixou rosa chiclete foi o da apresentadora/atriz/editora Oprah winfrey, que é provavelmente uma das personalidades mais influentes do mundo inteiro. O seu talk show é o programa de maior audiência na historia da televisão norte americana. E ela foi considerada a negra mais rica do século XX.
Ou seja, não há a menor duvida do sucesso fantástico na carreira da Oprah.
Inteligente, audaciosa, talentosa e gorda. Sim, porque não?! É o biotipo dela. É a estrutura natural do seu corpo! Então, porque não? Simples, porque ela recebe e-mails críticos e ofensivos o tempo todo. Inclusive daqueles que chegam ao extremo da humilhação, como um que ela contou ter recebido uma vez perguntando o que uma “preta gorda” estava fazendo em frente a um programa como aqueles.
Oprah Winfrey é uma mulher bonita, bem sucedida, e independente. Mas não tem como receber uma critica ridícula e preconceituosa dessas e não tremer nas estruturas.
Então, go go Oprah, vamos enlouquecer e emagrecer para satisfazer o publico que não dá valor ao seu talento.




Ta achando a lista curta? Então o que falar da atriz Kate Winslet, que fez o seu filme de maior sucesso justamente quando estava “rechonchudinha”. E que provou que o seu pesinho “extra” não atrapalhou em nada na sua performance. Muito pelo contrario; ela se saiu tão bem no papel que foi indicada ao Oscar como melhor atriz em Titanic.
Kate sempre falou em entrevistas que não se sentia pressionada pela mídia, e que não tinha planos de mudar só para satisfazer a vontade alheia. E eu sempre pensava “ Isso aí Kate! Ligue o foda-se e seja feliz! “ Acho até que passei a gostar do filme só por ela pensar assim. Olhava para “Rose” durante as cenas e dizia pra mim mesma:
“ Ta pegando o Leo Dicaprio hein sua gordinha malandra! “
Aí de repente, assim, como quem não quer nada, abro uma pagina na internet e vejo quem?? A própria magérrima! Magra meeeeesmo!
Mas... mas... O que houve Kate?
Como diria o sábio Dado Dolabela: “Você traiu o movimento veio! “
Até a Kate, orgulhosamente fora do padrão cedeu aos caprichos da midia.
Gente, que mundo é esse? Onde estão as pessoas com algum tipo de bom senso que ainda valorizam a realidade de cada um?

Se a gente for parar pra analisar, não restou quase nenhum, de todos os famosos que começaram gordinhos. Alguém além de mim se lembra da Mili gordinha de Chiquititas, que hoje está magerriiiiima em Toma Lá da cá. Ou da Domingas, que começou na temporada anterior de Malhação com atitude, defendendo as gordinhas, e atualmente, pra variar, emagreceu absurdamente. A “Fofa” [não lembro o nome da personagem, mas tem esse apelido na novela Caras e bocas] que começou na carreira bem gordinha, e está a cada dia menos “fofa”. PUTZ
E a lista não tem mais fim! Se for falar de todos os casos, fico aqui até as Olimpíadas do Rio. Juro!


MENINAS! QUAL É?


Solange Couto

Fernanda Souza

Amy Winehouse

Janet Jackson

A atriz Kristie Alley é um outro exemplo trágico. Um exemplo de mulher linda e talentosa, que ganhou fama depois das comédias "Olha quem está falando", "Olha quem está falando também" e o "Olha quem fala agora!" e após ter engordado, não conseguiu mais papel NENHUM! Nunca mais foi chamada para fazer absolutamente NADA. Por não estar mais "dentro dos padrões". A Kristie Alley literalmente quase enlouqueceu, se submetendo inclusive a passar por papeis ridículos na tv, para expor os seus problemas. E já até jurou em publico, num acesso de loucura, que voltará ás suas antigas formas, de QUALQUER MANEIRA! Se ela não perder o juízo totalmente antes.



Sei que vai ser uma pergunta clichê,
mas, qual o problema em ser talentosa, bonita, famosa e gorda?
Acorda gente! Isso é uma cilada!

Mudar para agradar os outros? Comigo não, violão! :D
Eu quero que o mundo valorize quem eu sou, e não como eu sou! ;)

4 comentários:

Helen disse...

Primeiramente parabéns pelo artigo. A ditadura da beleza atualmente é realmente cruel. Os padrões estão cada vez mais rigorosos. Mas acredito que algumas dessas celebridades quiseram emagrecer para ficarem bonitos para si mesmos, não acha? Nada melhor que se olhar no espelho e sentir-se bem. Ademais, gordura em excesso é um chamariz para doenças cárdio-vasculares e diabetes.

Abraço!

Helen

David disse...

Obesidade tem a ver com pressão alta, colesterol alto, dentre outros problemas. Não existe gente que é gordo. Uma pessoa ESTÁ gorda. Quer mudar? Reeducação alimentar!

David disse...

Quer uma coisa impressionante? Certa vez ouvi um médico falando: procure na sua memória a imagem de um idoso de 90 anos gordo! Não vai achar não é? Pois é. Os gordos morreram antes.

mari disse...

também concordo que a vida e o trabalho não deveriam depender do tipo físico ou da beleza, menos ainda de alguns quilos a mais (em alguns casos, realmente, são pouquíssimos quilos que são extras, nem sempre comparações tão discrepantes). mas aí acho que seria hipócrita resmungar do que atrizes e modelos fazem para ter um corpo esbelto se cá estamos, falando de ração humana e chás que emagrecem... se tivéssemos mais grana, mesmo sem fama, muitas de nós somos capazes de massagens dolorosas, aparelhos que dão choques, injeções, medicamentos perigosos e até cirurgias para nos sentirmos mais bonitas.
errado considero o padrão exagerado, mas quem compra a revista e elogia o corpão somos nós... pior, gente com cara de doente!! e achando que tão abafando...